Kim Kataguiri assume intenção de assumir presidência da Câmara

Atualizado

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) assumiu, em entrevista concedida  ao Portal R7, o desejo de ocupar a cadeira da presidência da Câmara dos Deputados. “Não necessariamente nessa eleição”, pondera.

Kataguiri foi eleito com mais de 450 mil votos para o seu primeiro mandato. O deputado é também líder do MBL (Movimento Brasil Livre)

Nas últimas eleições à presidência da Câmara, Kataguiri apresentou a sua candidatura mesmo sem o apoio do partido e foi ao STF (Supremo Tribunal Federal) para ter o direito de disputar apesar de não ter 35 anos – Foto: Portal R7/Câmara dos Deputados/Divulgação/ND

Nas últimas eleições à presidência da Câmara, Kataguiri apresentou a sua candidatura mesmo sem o apoio do partido e foi ao STF (Supremo Tribunal Federal) para ter o direito de disputar apesar de não ter 35 anos, mas desistiu antes da votação e apoiou Marcel Van Hatten (Novo-RS), derrotado.

Leia também:

A próxima eleição ocorre em um ano, mas a sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente, já é discutida nos bastidores do Congresso Nacional. Aliado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o deputado federal capitão Augusto (PL-SP), por exemplo, já demonstrou interesse ao posto.

Em entrevista concedida ao Portal R7, o deputado afirmou também que “ainda é cedo” para discutir o assunto, mas seus movimentos indicam a ambição de exercer cargos estratégicos na Casa.

Kataguiri, por exemplo, é relator do projeto da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que pretende dar carta branca aos Estados para definirem suas próprias regras, e é suplente do grupo que discute a PEC da prisão em segunda instância.

Política