Liberado trecho duplicado de acesso ao aeroporto pelo bairro Carianos, em Florianópolis

Atualizado

Neste domingo (4) foi liberado o trecho duplicado da Rodovia Diomício Freitas, no bairro Carianos, no sul da Ilha de Santa Catarina. O percurso de 800 metros faz parte da obra de construção do novo aeroporto internacional Hercílio Luz.

Liberação de trânsito nas pontes do acesso ao aeroporto, no bairro Carianos – Flavio Tin/ND

Das quatro faixas disponíveis, as duas mais antigas estavam interditadas há algum tempo e agora estão abertas ao tráfego. O percurso vai do Trevo da Seta, no começo da SC-405, até o trevo de acesso ao estádio da Ressacada.

Segundo a Secretaria estadual de Infraestrutura e Mobilidade, a liberação ocorreu por uma solicitação para facilitar o trânsito para o jogo do Avaí, no domingo, mas o trecho segue liberado. Como a obra está em curso e em caso de necessidade de intervenção, o trecho poderá ser fechado novamente.

Como o local ainda não está completamente sinalizado, o motorista deve redobrar a atenção. Quem segue do Centro em direção ao bairro Carianos vai pegar uma parte com pista provisória próximo ao estádio da Ressacada, em faixa contínua e dividida por tachinhas. Ao lado esquerdo dessa pista fica a área onde ainda será concluído o acesso ao novo aeroporto e ao restante do Sul da Ilha.

Ritmo acelerado

Mesmo com o ritmo acelerado dos trabalhos nos últimos meses, a obra não estará 100% concluída na data de inauguração do novo terminal e o acesso deverá ser feito por pista simples.

De acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, o lote mais atrasado da obra de acesso ao novo terminal é o 1B, com 1,5 quilômetro de extensão e que vai do trevo de Carianos até o loteamento Santos Dumont. Os primeiros trabalhos ali foram iniciados em 24 de outubro do ano passado.

Apesar das dificuldades burocráticas devido às desapropriações, a obra segue com o cronograma inalterado e esse trecho deverá ser entregue no dia 1º de outubro, junto com a inauguração do novo aeroporto, mas ainda em pista
simples, ficando duas faixas por terminar.

Obra completa só será entregue entre fevereiro e março de 2020 – Flavio Tin/ND

Outro atraso está entre o loteamento Santos Dumont e a intersecção de acesso ao Sul da Ilha, que além de permitir acesso ao aeroporto, dará fluidez ao trânsito para quem enfrenta os congestionamentos diários vindo ou voltando para o Sul da Ilha.

A Secretaria informou ainda que o viaduto está concluído, mas os acessos a essa estrutura estão sendo executados, fazendo a ligação com o lote 1B. A previsão de entrega da obra completa é entre fevereiro e março de 2020.

Infraestrutura