Licitação de radares gera ação penal

Justiça acata denúncia do promotor público Geovani Werner Tramontin, contra o ex-prefeito Dario Berger e auxiliares de sua administração

Tramita na 1º Vara Criminal da Capital uma ação penal contra o ex-prefeito Dario Berger, o ex-superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Átila Roca, o ex-superintendente adjunto, Francisco Pereira da Silva e outras cinco pessoas. Todas foram denunciadas em 2013 pelo Ministério Público do Estado, acusadas de crimes contra a lei de licitações. De acordo com o promotor de Justiça Geovani Werner Tramontin, os acusados supostamente burlaram a legislação ao contratar, sem concorrência pública, a empresa Engebras para “execução dos serviços de instalação, operação e manutenção de equipamentos de sensoriamento para controle de infrações de trânsito”, os populares pardais. De acordo com a denúncia, o termo de dispensa de licitação foi assinado no dia 16 de dezembro de 2010, no valor de R$ 1,6 milhão. A Engebras era a empresa responsável pelos radares instalados em diversas vias de Florianópolis, entre as quais a Avenida Beira-Mar Norte, até que os serviços foram suspensos por determinação judicial.

Fiscalização neles

No Direto do Campo, na Beira-Mar Norte, os caixas não emitem nota fiscal, muito menos nota com a discriminação dos produtos comprados. Os clientes passam a mercadoria, que agora tem preço diferenciado para cada fruta ou verdura, e os funcionários vão somando na calculadora até chegarem ao valor total. É confiança pura, neles, é claro. Aliás, com o fechamento do Direto no Campo, no centro da cidade, as filas são de, no mínimo, 20 minutos.

Distorção

Como diz a sabedoria popular, “sabendo ser impossível, fulano foi lá e fez”. E, porque fez, acaba torpedeado nas redes sociais. Estou falando de restauração de imóveis antigos, muitos deles praticamente reconstruídos de forma minuciosa. Ainda que o autor da obra tenha captado recursos públicos – assegurados em lei para iniciativas culturais -, ele merece todos os méritos, sim. Porque simplesmente poderia não fazer.

Destino

Florianópolis é a quinta colocada no Brasil Top 10, ranking que avalia os destinos preferidos pelos turistas. Perde para São Paulo, Rio, Gramado (RS) e Salvador e está á frente de Curitiba e Fortaleza. No ranking geral da América do Sul a capital catarinense é a 13ª. Os dados são do Travelers’ Choice Destinos 2014, promovido pelo site de viagens TripAdvisor. A surpresa de 2014 foi São Paulo ter desbancado o Rio do primeiro lugar.

Tijucas com medo 

“Tjucas, minha cidade, precisa urgentemente de segurança”. Desabafo de Ci Souza, no Twitter (‏@SicareliSouza), sobre o descalabro que virou a segurança pública no município. Na segunda-feira, uma empresária foi assassinada em seu local de trabalho.

Provedor

José Carlos Pacheco reassumiu a provedoria da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, mantenedora do Imperial Hospital de Caridade, de Florianópolis. Durante os últimos três meses, o cargo foi ocupado pelo vice-provedor Luiz Mário Machado, que exerceu a função com maestria e encerrou seu mandato na Procissão do Senhor dos Passos, que reuniu mais de 50 mil fiéis no final de semana.

A idade

Jornalista Marco Antônio Zanfra mandou e-mail a propósito da confusão envolvendo a idade do ator José Wilker, morto no domingo, dia 6. Conforme Zanfra, o próprio Wilker dizia ter nascido em 20 de agosto de 1946 (daí os 67 anos divulgados pela maior parte dos jornais). Mas nos mecanismos de busca da internet a data de nascimento que consta é 20 de agosto de 1944 (69 anos).

Globetrotter

O jovem, porém experiente, empresário Lucas Petrelli Wilmer, tem 2014 como um ano na ponte aérea entre São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro. Lucas dedica-se à direção do Rio Boat Show, o maior salão náutico outdoor da América Latina, que começa nesta quarta, 9, e vai até o dia 15, na Marina da Glória (Rio). Ao encerrar o evento, Lucas concentra suas ações na Casa Cor, que abre as portas no dia 1 de maio.

Record

Um crescimento da audiência de 12% em março, na comparação com fevereiro, confirma a grande fase vivida pela Record em todo o Brasil. Esse índice foi o maior entre todas as emissoras de TV aberta do país, com aumentos de audiência em todas as faixas horárias, sendo a maior entre 12h e 17h59 (15%).

Atentados

É claro que a volta dos atentados criminosos em Santa Catarina – nove casos desde o fim de semana – tem relação direta com a crise do sistema prisional. Lembrando que no ano passado o governo teve que recorrer à Força Nacional, para conter a escalada da violência. Não dá para tergiversar: é preciso agir com mão firme, bloquear celulares nos presídios e valorizar o trabalho dos agentes prisionais.

Comércio ilegal

A empresária Sara Camargo, presidente da CDL de Florianópolis, recebeu, nesta semana, a visita do secretário Acácio Garibaldi S. Thiago Filho, da Secretaria Executiva de Serviços Públicos da prefeitura da capital, do comandante do 4º Batalhão da PM, tenente-coronel Araújo Gomes, e de Fábio Meirelles, do Instituto Meirelles de Proteção à Propriedade Intelectual (Imeppi). Na pauta da conversa, o combate ao comércio ilegal em Florianópolis.

Divulgação Sérgio Alexandre Nunes

SC em…

Entre os dias 14 e 25 de maio, os olhos de milhares de cinéfilos estarão voltados para a maior mostra de cinema do mundo, o Festival de Cannes, na França. Entre os filmes selecionados para a mostra paralela está o curta-metragem “Epílogo” produzido e dirigido pela cineasta paraense, radicada há 12 anos em Florianópolis, Simone Bastos.

… Cannes

Formada em cinema pela Unisul, no filme Simone presta uma homenagem ao cinema francês dos anos 1950 e 1960 e foi realizado em parceria entre a produtora Deroul Filmes, o grupo de teatro Cia. Fé Cênica, Locadora Elitecam e Cafeína Produções e foi pós-produzido pela O2 Filmes do cineasta Fernando Meirelles. 

Divulgação

Ambiente

Morador de Itaguaçu questiona: “O prefeito decreta a orla de Coqueiros como patrimônio de Florianópolis e a Comcap deixa assim, para turistas levarem de recordação, há mais de 20 dias”.

Loading...