Mais de 500 pessoas abrem o caminho brasileiro de Santiago de Compostela, em Florianópolis

A caminhada começou por volta das 9h e o percurso completo tem 21km

Na manhã desta quinta-feira (29) mais de 500 pessoas começaram oficialmente o Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela em Florianópolis. O percurso tem 21km entre Canasvieiras e Ingleses, no Norte da Ilha, e foi reconhecido pela Catedral de Santiago de Compostela na Espanha. Por volta das 11h15 o grupo já tinha percorrido 7km e passava pela praia da Lagoinha. 

O trecho, que passa por quatro igrejas, serve como uma forma de iniciação ao caminho espanhol e, a partir de agora, pode ser percorrido gratuitamente por qualquer pessoa e em qualquer data.

Os participantes vão passar por quatro igrejas da região - Dariele Gomes/ND
Os participantes vão passar por quatro igrejas da região – Dariele Gomes/ND

Quem quiser ganhar a compostela (documento que comprova a peregrinação), é necessário completar no mínimo 100 quilômetros de caminhada, que podem ser iniciados agora no Brasil e devem ser finalizados na Espanha. Na última segunda-feira, o arcebispo dom Wilson Tadeu Jönck recebeu os documentos que autorizam a criação do caminho brasileiro e abençoou os carimbos que serão inseridos nas compostelas em Florianópolis.

SERVIÇO

O quê: inauguração do Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela

Quando: Quinta-feira (29 de junho), a partir das 8h. Às 17h, haverá uma missa com o padre Mário José Raimondi 

Onde: Começa na igreja Nossa Senhora Guadalupe (rua Madre Maria Vilac, 1.700, Canasvieiras)

Quanto: Gratuito. Quem for completar o caminho na Espanha pode comprar com a Acacsc a credencial espanhola para ser carimbada por R$ 15, na igreja Nossa Senhora Guadalupe

Instruções para a caminhada

Grau de dificuldade: De média para alta

Apoio no trajeto: Somente nesta quinta-feira, associados e diretores da Acacsc conduzirão o grupo por todo o trajeto, fornecendo as orientações necessárias.

Transporte: Serão disponibilizados dois ônibus especiais que sairão às 7h30 do Terminal Cidade de Florianópolis rumo à igreja Nossa Senhora Guadalupe. Também poderá ser utilizado o ônibus de linha normal, que sai do Ticen, para Canasvieiras

O que usar: É recomendável o uso de botas de trilha, de bastões (cajado) e uma pequena mochila.

O que levar: Água, lanche e frutas

Fazem parte do caminho as seguintes igrejas: Nossa Senhora de Guadalupe (Canasvieiras); Igreja de São Pedro (Ponta das Canas); Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes (Ingleses); e Santuário Sagrado Coração de Jesus (Ingleses)

Caminhada em outras datas: O caminho é público e estará demarcado com indicações do trajeto a ser seguido, podendo ser percorrido por qualquer pessoa em qualquer época. Para ser reconhecido para obtenção da compostela, o peregrino deverá obter os quatro carimbos junto às quatro igrejas integrantes do trajeto numa credencial oficial.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Notícias