Famílias precisam atualizar dados no cadastro único de Assistência Social em Joinville

Procedimento garante acesso a benefícios como o Bolsa Família, taxa social de água e telefonia além da carteirinha do idoso

Até o final do ano, 7.586 famílias precisam fazer a atualização de seus dados no Cadastro Único de Assistência Social em Joinville. A revisão cadastral exige que famílias, que tenham dados desatualizados há mais de dois anos, realizem a atualização do Cadastro, que pode ser feita na sede da Secretaria de Assistência Social ou em uma unidade de Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

O procedimento, estabelecido em 2009, permite um aprimoramento na gestão dos dados do Cadastro Único. As famílias que têm o Cadastro podem ter acesso a uma série de benefícios, mas para que a família continue usufruindo das vantagens é necessário que todos os dados repassados por ela estejam atualizados. Entre os benefícios disponibilizados, as famílias que têm o Cadastro Único podem integrar Programas como o Bolsa Família e podem usufruir de vantagens como a Tarifa Social de Água e de Energia, Telefonia Popular, Carteirinha do Idoso, entre outros itens.

Para fazer a atualização, o responsável pela unidade familiar precisa comparecer em uma unidade da Secretaria de Assistência Social, com os documentos de todos os membros da família. São solicitados a carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de renda, comprovante de residência (preferencialmente uma conta de luz) e para crianças menores de 16 anos, a certidão de nascimento e o atestado de frequência escolar.

O Cadastro Único do Governo Federal é um instrumento que permite conhecer a realidade socioeconômica de famílias de baixa renda, trazendo informações de todo o núcleo familiar, características do domicílio e das formas de acesso a serviços públicos. O Cadastro é obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal. Caso a família beneficiária não atualize as informações, os benefícios podem ser bloqueados a partir de janeiro de 2014.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias