Maré alta alaga vias e afeta trânsito em Florianópolis

Atualizado

O fenômeno da maré alta acontece nesta quarta-feira (3), deixando áreas alagadas e o trânsito complicado em Florianópolis.

Entre as regiões mais afetadas estão a avenida Governador Gustavo Richard, nas imediações do Centro Sul, e a SC-405, no Sul da Ilha.

Maré alta inundou o estacionamento próximo ao TICEN – Flavio Tin/ND

Segundo a PMRv (Polícia Militar Rodoviária), o trânsito da SC-405 na região do Rio Tavares foi prejudicado, sendo que uma das pistas foi fechada temporariamente no sentido bairro-Centro.

A área está alagada desde as 15h20, entre o antigo supermercado Imperatriz e o morro do Corte, próximo ao elevado da Seta.

Leia também

Entretanto, é possível trafegar pela faixa da esquerda, já que a pista central é reversível. A previsão é de que até às 17h20 a maré comece a baixar.

Entenda o fenômeno

Centro de Eventos no Centro de Florianópolis- Flavio Tin/ND

O fenômeno é influenciado tanto pela tábua de marés quanto pela ondulação ou agitação marítima. É a chamada maré meteorológica, que é formada pela atuação dos ventos que agitam o mar levando a uma maior formação de ondas e fazendo com que elas se propaguem com mais intensidade até a costa litorânea.

A maré astronômica também tem sua cota de influência e está relacionada às fases da Lua.

Confira as fotos desta quarta-feira

– Flavio Tin/ND

– Flavio Tin/ND

– Flavio Tin/ND

Mais conteúdo sobre

Trânsito