Ministro dos Transportes confirma conclusão da obra na Via Expressa para julho de 2019

Com 20% da obra executada, a construção da terceira pista nos dois sentidos da Via Expressa (BR-282) deve ser concluída no final de julho de 2019. O prazo inicial de conclusão da obra, que começou no dia 18 de setembro, era de 12 meses, mas nesta terça-feira (20) o ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Valter Casimiro, confirmou em Florianópolis antecipação para dez meses.

Jorginho Mello (PR) e o ministro do Transporte, Valter Casimiro -  Alberto Ruy/MTPA
Jorginho Mello (PR) e o ministro do Transporte, Valter Casimiro – Alberto Ruy/MTPA

“Vi que as obras estão bem adiantadas. Infelizmente, devido ao fluxo de veículos, só é possível realizar o trabalho no período noturno, para não atrapalhar ainda mais o trânsito. O prazo de 12 meses, é possível que a gente reduza para dez meses”, disse durante visita às obras no trecho de 5,6 quilômetros da rodovia federal que liga Florianópolis à BR-101.

Ao todo, serão investidos nesta obra da terceira pista R$ 26 milhões. A expectativa do ministro é que a ampliação da rodovia desafogue um pouco o trânsito na Via Expressa. “O fluxo de carros é enorme aqui. A terceira faixa é quase a metade do projeto previsto para a saída de Florianópolis [a revitalização completa da Via Expressa].

O projeto todo prevê vias marginais, outros viadutos, para poder desafogar o trânsito. Sei que a terceira faixa não é a solução definitiva, mas esse paliativo vai melhorar bastante o trânsito aqui na Via Expressa”, afirmou.

Conforme o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a obra será paralisada entre os dias 20 de dezembro e 7 de janeiro de 2019. Até o dia 20, o órgão federal prevê a conclusão da terceira pista, no sentido Florianópolis/São José, no trecho entre as pontes e o viaduto da avenida Ivo Silveira (acesso para o bairro Campinas).

Cidade