Misteriosa mancha vermelha aparece no Rio Itajaí-Açu, em Blumenau

Moradores do bairro Itoupava Norte, em Blumenau, reclamam que uma misteriosa mancha vermelha surgiu no Rio Itajaí-Açu nas últimas semanas. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do município está investigando o caso.

De acordo com moradores da região, a tubulação que despeja o material, que forma um estranho líquido avermelhado e com espuma branca, fica próxima à empresa têxtil Teka.

Segundo o secretário Eder Boron, a Faema (Fundação do Meio Ambiente) esteve no local em duas oportunidades para fazer vistorias na estação de tratamento e nos equipamentos da empresa.

Leia também:

A empresa também foi convocada para uma reunião na próxima semana no órgão ambiental, para avaliar a situação das vistorias e do estranho líquido.

Boron também informou que a Faema está realizando fiscalizações diárias no local para verificar possíveis novos vazamentos. O órgão fez coleta do material na quarta-feira (9), para verificar uma possível poluição hídrica. O prazo para o resultado dos testes é de dez a 15 dias.

O secretário ainda disse que o município faz um controle rigoroso e amplo em Blumenau, sobretudo no Rio Itajaí-Açu. Para Boron, a situação desta semana foi um caso isolado, se considerar as ocorrências do tipo nos últimos anos.

Ainda de acordo com o secretário, a empresa também tomou suas próprias medidas para fazer uma avaliação e tomar as providências necessárias.

Contraponto

A reportagem do ND+ entrou em contato com a empresa Teka, na tarde desta sexta-feira (11), e não obteve um posicionamento sobre o líquido avermelhado. A empresa solicitou que retornássemos o contato na segunda-feira (14), no período da manhã.

Mais conteúdo sobre

Meio Ambiente