Moradores cobram soluções de saneamento para o Campeche, em Florianópolis

+

NDTV Record SC

Loading...

Moradores cobram soluções de saneamento para o Campeche, em Florianópolis

Dentre as reivindicações ainda está a instalação de pequenas estações de tratamento de esgoto

Mais de 400 moradores do bairro Campeche reuniram-se na manhã deste sábado (5) para cobrar dos órgãos públicos melhorias na rede de saneamento básico do bairro. A ação ainda faz parte da série de manifestações promovidas após a identificação da emissão de dejetos do esgoto na rede pluvial do bairro, em janeiro deste ano. No último relatório de balneabilidade da Fatma, divulgado na sexta-feira (4), apenas um dos três pontos analisados na praia do Campeche está próprio para banho, à direta do Riozinho, no mar. 

Daniel Queiroz/ ND

Cerca de 300 pessoas se reuniram na Praia do Campeche na manhã deste sábado

A solução apontada por eles é a construção de pequenas estações de tratamento de esgoto e não a instalação de um emissário no Sul da Ilha. Os manifestantes caminharam pela praia, saíram pelo riozinho e deram a volta pela avenida Pequeno Príncipe até retornarem para a orla, onde deram um abraço simbólico no canal onde são despejados dejetos que deixam a qualidade da água imprópria para banho.

O evento contou com a participação de organizações não governamentais e grupos sócio-ambientais da Capital. De acordo com o Presidente da Associação de Pescadores do Campeche,Getúlio Inácio, 65 anos,  a ação também visa conscientizar a população local. “Quem que compra um terreno no campeche  tem que saber por onde passa a tubulação da rede de esgoto e ter essa responsabilidade de cuidar do meio ambiente” observa.

:: Balneários de Florianópolis mantêm o número de pontos próprios para banho

Dentre as reivindicações está a instalação de pequenas estações de tratamento de esgoto em vários pontos do bairro. O grupo também é contrário ao projeto de instalação de um emissário no bairro, proposto pela Casan. 

Mais de 400 assinaturas foram colhidas durante o evento. O documento será levado ao Ministério Público com o pedido de providências para a região Sul da cidade. A intenção dos moradores é mover uma ação civil pública para que sejam retomadas as obras de saneamento no Campeche.

Confira como foi o protesto

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...