Moradores de rua acolhidos participarão de concurso em Florianópolis

Cidadãos que estavam em situação de rua e foram acolhidos pela prefeitura de Florianópolis participarão do concurso público do município, que será realizado em 17 de novembro. Segundo a assessoria de comunicação municipal, oito candidatos concorrerão a vagas de auxiliar operacional, educador social e coveiro. As vagas escolhidas preveem salários entre R$ 1.189,09 e R$ 1.321,34.

Prefeitura realiza cadastro de candidatos a concurso público – PMF/Divulgação/ND

Ainda de acordo com a prefeitura, um dos candidatos, abrigado na casa de acolhimento desde maio deste ano, declarou que o concurso é uma oportunidade de mudar de vida. “Procuro estabilidade. Vim para cá por meio do Centro Pop. Estou fazendo tratamento no Centro de Atenção Psicossocial e quero recomeçar”, informou.

Leia também:

Além do concurso, o morador participa de um curso de gestão financeira do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ). Antes de estar em situação de rua, o gaúcho era corretor de imóveis e tinha como hobby pilotar carros e motos, sua grande paixão.

A casa onde o morador foi acolhido é um dos sete abrigos oferecidos pela prefeitura de Florianópolis. A instituição informa que o local possui 20 vagas exclusivamente para homens e os encaminhamentos são feitos por meio do Centro Pop. Na casa, são ofertados atendimento socioassistencial e refeição.

Para se prepararem para a prova, a assessoria informou que serão oferecidas aulas dadas por educadores sociais que vão revisar conteúdos, tirar dúvidas e exercitar a escrita. Além das aulas, a prefeitura irá disponibilizar curso com voluntários.

Taxa de inscrição isenta

Segundo informado pela prefeitura, os oito homens que farão a prova serão isentos da taxa de inscrição. A gratuidade ocorre graças ao cadastro no CadÚnico, que capta informações e dados de pessoas de baixa renda e possibilita acesso a benefícios como isenção de taxas de inscrição, bolsa família, tarifa social e auxílio natalidade.

Nesta sexta-feira, alguns candidatos serão acompanhados pela equipe até a  UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), para realizarem a inscrição presencialmente.

Notícias