Morre Albert Uderzo, um dos criadores de ‘Asterix e Obelix’

Atualizado

Albert Uderzo morreu nesta terça-feira, aos 92 anos. Ele foi o criador, ao lado de René Goscinny, dos quadrinhos do personagem Asterix. O anúncio foi feito pela família do desenhista.

Albert Uderzo foi um dos criadores de Asterix e Obelix – Foto: Reprodução/ Astérix et Obélix/ND

Conforme o genro, Bernard de Choisy, Uderzo morreu enquanto dormia em sua casa nas proximidades de Paris, vítima de um ataque cardíaco sem relação com o coronavírus.

Uderzo criou com Goscinny os quadrinhos de Asterix e Obelix em 1959. Em 60 anos, mais de 370 milhões de exemplares foram vendidos em todo o mundo, traduzidos para 111 idiomas e dialetos.

Ao lado de Goscinny, que morreu em 1977 aos 51 anos, Uderzo publicou 24 álbuns. Em 2011, autores mais jovens assumiram o trabalho com a supervisão de Uderzo.

Ricardo Manhães, chargista do ND, acompanha o trabalho de Uderzo desde a infância e conta que os quadrinhos de Asterix e Obelix serviram de inspiração para que seguisse a carreira de desenhista.

“É uma grande perda para o mundo dos quadrinhos. Fiz muitos trabalhos inspirados nele e, basicamente, comecei a desenhar por causa do Asterix”, revelou. “O trabalho de Uderzo e Goscinny inspirou muitas pessoas, em diversos ângulos, como no cinema, criação de roteiros e estilo de desenho”, destacou o chargista.

Manhães, inclusive, foi o único latino-americano a ser convidado para participar de um álbum em Homenagem a Asterix e Obelix, em 2014.

Asterix, o gaulês

Asterix apareceu pela primeira vez em “Asterix, o gaulês”. Publicada originalmente em diversas edições da revista “Pilote”, a história foi lançada como álbum em 1961.

Na trama, Asterix e Obelix são moradores de um vilarejo galês que resiste à ocupação romana em 50 a.C. A resistência ao império é possível graças a uma poção mágica feita pelo druida Panoramix, que concede aos moradores uma superforça. Na primeira história da saga, Panoramix é capturado por um centurião romano e Asterix parte para seu resgate.

Mundo