Morre professor e pesquisador da UFSC Cláudio Melo

Atualizado

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) comunicou na manhã desta terça-feira (28), a morte do professor e pesquisador da UFSC, Cláudio Melo, decorrente de um câncer no estômago. O velório foi realizado das 18 às 21h no Crematório Vaticano, no Itacorubi, em Florianópolis.

Melo é professor da UFSC desde 1979 – Acervo Agecom/UFSC

O reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, expressou seus sentimentos à família e à comunidade universitária. Foi realizado um minuto de silêncio durante a sessão do Conselho Universitário realizado nesta terça-feira.

“É uma perda lamentável, muito prematura. Em nome da UFSC, expresso a nossa gratidão pelo importante trabalho desenvolvido pelo professor Melo, por sua produção como pesquisador e como docente”, salientou o reitor.

Cláudio Melo formou-se na UFSC em 1977, e concluiu seu mestrado também na UFSC em 1980. Conquistou o título de doutor em Applied Thermal Engineering pela Cranfield University, na Inglaterra, 1985.

Professor desde 1979, no Departamento de Engenharia Mecânica, Cláudio Melo foi um dos fundadores e pesquisadores mais atuantes do Polo (Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica).

O Polo, Centro de formação e pesquisa de referência mundial, é responsável por muitos projetos de desenvolvimento e inovação em Refrigeração e Termofísica. O Polo tornou-se, em 2009, um INCT (Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia) e, em 2014, uma unidade da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

Mais conteúdo sobre

Geral