Morte em SC: primeira vítima não apresentou principais sintomas do coronavírus

Atualizado

O governo do Estado divulgou detalhes sobre a primeira morte registrada em função do novo coronavírus em Santa Catarina. O governador Carlos Moisés confirmou o óbito por meio de uma publicação no Twitter no início da madrugada desta quinta-feira (26).

O número de mortes no Brasil passa para 61 de acordo com o balanço das secretarias estaduais de saúde.

O paciente era um homem de 86 anos, que deu entrada no Hospital Regional de São José na segunda-feira (23), conduzido por uma equipe do Samu.

O quadro clínico inicial era de desconforto respiratório associado à piora do estado de saúde geral. De acordo com os boletins médicos, ele não tinha histórico de febre e tosse.

Leia também:

O paciente vinha apresentando, há dois meses, uma piora do estado de saúde, falta de apetite e aumento do grau de dependência para a realização de tarefas diárias.

As amostras para testagem da Covid-19 foram colhidas no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) em função da característica do quadro. O teste confirmou a presença de coronavírus SARS-CoV2. O paciente foi mantido em isolamento respiratório, mas morreu na madrugada de quarta-feira (25).

Em um vídeo divulgado no final da manhã desta quinta-feira (26), o chefe do Executivo catarinense lamentou a morte do idoso e reforçou a importância do isolamento social. “Você que é idoso, se cuide, porque o momento é de ficar em casa”, afirmou.

Saúde