Movimento do feriado é prévia para alta temporada em Florianópolis

Atualizado

O feriadão de 15 de novembro promete ser uma prévia da temporada de verão em Florianópolis. Com hotéis e pousadas lotados, milhares de turistas já chegaram para aproveitar as praias e os eventos que serão realizados na Ilha de Santa Catarina ao longo do fim de semana, quando o tempo também deverá colaborar.

Trânsito na Avenida da Saudade, no Itacorubi, caminho para as praias do Norte e Leste da Ilha – Foto: Foto Flavio Tin/ND

Leia mais:

Porém, quem chegou antes, se deparou com o mais grave problema da capital catarinense, a falta de mobilidade. Agravado pela chuva fina e insistente, o trânsito ficou congestionado em diversas regiões da Ilha e do continente. Já no início da manhã, os motoristas tiveram que exercitar a paciência na entrada da Ponte Pedro Ivo, na parte continental.

Mais tarde, no final da manhã, foi a vez da SC-401 registrar lentidão, principalmente devido ao grande fluxo de veículos combinado com a pista molhada e as obras de uma galeria de drenagem no quilômetro 16 da rodovia estadual mais movimentada do Estado. O trânsito permaneceu lento no local durante à tarde, nos dois sentidos.

Filas também foram registradas nas principais vias de outros bairros da cidade, como Córrego Grande e Pantanal (entorno da UFSC), Rio Tavares (leste) e Rio Vermelho (norte). Na Avenida Beira-Mar Norte, o trânsito também ficou lento em ambos sentidos, ocasionando também filas nas vias marginais como a Lauro Linhares (Trindade), Frei Caneca (Agrônomica), e até na subida da Serrinha (Carvoeira), atalho utilizado por motoristas para driblar os congestionamentos dos bairros Pantanal e Trindade e seguir em direção ao Centro.

Expectativa é de cidade cheia no verão

De acordo com o superintendente de Turismo de Florianópolis, Vinicius de Luca, a expectativa é de que milhares de turistas visitem Florianópolis nos próximos três dias. O motivo são eventos, pelo clima e pelo trabalho realizado pelos operadores de agência de turismo. “O setor hoteleiro fez um trabalho muito bom para atrair o turista normal também, além daqueles que tradicionalmente já comparecem aos eventos de Florianópolis nessa época do ano. Os feriados são muito bons para a hotelaria do município”, explicou.

Segundo De Luca, os principais hotéis da área central deverão ter ocupação de 100% ao longo dos três dias. A situação é idêntica na Praia de Canasvieiras, no Norte da Ilha. Estabelecimentos tradicionais como Palace Praia Hotel, Hotel Varadeiro, Hotel Mar de Canasvieiras e Hotel das Nações estão lotados de turistas para o feriadão. Porém, diferente da temporada, quando os turistas dos países vizinhos predominam na região Norte, a origem dos visitantes é de outros estados do país como São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.

De acordo com o gestor comercial Rodrigo Machado, que trabalha junto a hotéis e pousadas de Canasvieiras, a ocupação hoteleira desse feriadão é extremamente positiva. “Esse ano estamos tendo receita e ocupação, diferente da última alta temporada, quando houve ocupação, mas tivemos uma diminuição de receita”, ressalta.

Tempo melhora aos poucos

 A chuva que atrapalhou a véspera do feriadão deve parar durante a madrugada, aparecendo isoladamente ao longo da manhã, quando dará uma trégua para o retorno do sol à tarde. De acordo com a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, o tempo ficará seco e ensolarado no sábado e domingo, garantindo a realização de atividades ao ar livre durante boa parte do feriadão.

Nesta sexta-feira, o clima ainda estará sob influência de um ciclone extratropical formado próximo ao litoral de Santa Catarina. Ainda pela manhã, o tempo deve permanecer nublado com possibilidade de chuva passageira e isolada, especialmente no Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.  No decorrer da tarde, o sol deverá aparecer em todas as regiões, com temperaturas em elevação.

O vento Sul passará a soprar mais forte ao longo de sexta, sábado e domingo, com aumento de nuvens na região litorânea. Em Florianópolis, as temperaturas chegam aos 28º C de máxima, e 18º C de mínima. Há possibilidade de geada no Planalto Sul, enquanto no litoral norte, a temperatura pode chegar aos 30º C.

Turismo