Mudança da praça de pedágio de Palhoça segue indefinida

Segundo o prefeito Ronério, antes de entregar o controle de mais 23 quilômetros da BR-101 Norte, Dnit vai concluir obras

Marcelo Bittencourt/ND

Atualmente, a praça de pedágio corta o município de Palhoça ao meio 

O governo Federal vai pagar a conta para mudar a praça de pedágio para o limite de Palhoça e Paulo Lopes, na Grande Florianópolis. O prazo para a transferência termina em maio. Ainda assim, a Autopista Litoral Sul, responsável pela administração da BR-101 Norte, resiste à possibilidade de assumir mais 23 quilômetros de concessão. Uma reunião, nos próximos dias, deve selar o acordo entre Autopista e Ministério dos Transportes.

Segundo o prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura) vai realizar as obras para concluir a duplicação no trecho que será incorporado a concessão. “São três questões pendentes. Iluminação, quarta pista no morro dos Cavalos e as encostas. Acredito que o fato do Dnit assumir essa parte, permite o começo da construção da nova praça”, explicou o prefeito. Heiderscheidt ressaltou ainda, que os usuários devem arcar com o custo do novo trecho. Ele estima que o ajuste na tarifa chegue a 7,5%, proporcional aos quilômetros acrescidos.

A ministra das Relações Institucionais, ideli Salvatti, explicou que apesar do Dnit se comprometer em terminar a obra, a concessionária não quer arcar com a manutenção das encostas no morro dos Cavalos. “É o ponto mais delicado. A Autopista não quer ficar com essa responsabilidade devido ao histórico de deslizamentos”, ressaltou. A concessionária não fala sobre o assunto. A direção da empresa informou, por intermédio da assessoria de comunicação, que a decisão é da ANTT e que irá acatar o que for decidido.

A mudança de local da praça de pedágio foi determinada em novembro do ano passado. A alteração ocorreu devido a um erro no contrato de concessão, feito em 2005. O ponto onde a praça deveria ser construída fica 23 quilômetros em direção ao Sul, na divisa com Paulo Lopes, mas o acordo com a Autopista colocou a praça no meio de Palhoça, no KM 222.

Acesse e receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Notícias