Mutirão oferece castração de animais de forma gratuita em Florianópolis

Atualizado

O 4º Mutirão Gratuito de Castração para animais acontecerá neste sábado (15), no bairro Saco dos Limões, em Florianópolis. A ação é promovida pelas ONGs Adote um Patudo Floripa, Ecopet e Clínica Veterinária Projeto Castração. O mutirão ocorrerá das 8h às 16h. Serão realizadas 150 castrações.

Mutirão realizará 150 castrações no bairro Saco dos Limões neste sábado – Eduardo Valente/Divulgação

Essas instituições têm um programa de oferecimento de castrações gratuitas em bairros vulneráveis da Grande Florianópolis.

As castrações massivas visam  o controle populacional de cães e gatos, e principalmente como estratégia de controle de zoonoses, que são doenças que podem ser transmitidas dos animais para os humanos.

Rosa Elisa Villanueva é protetora da região do Saco dos Limões, Caeira do Saco dos Limões e Monte Serrat e afirma estar tentando conseguir realizar a ação há algum tempo. Pedidos são feitos em toda a grande Florianópolis.

“Apresentei a gigantesca demanda, especialmente do Saco dos Limões, e após alguns meses, eles estão conseguindo nos atender”.

Trabalho de mobilização e de cadastramento das famílias foram realizados pela Protetora Rosa Villanueva – Eduardo Valente/Divulgação

Ela faz parte do Coletivo PAM (Pessoas, Animais e Meio Ambiente),  e está fazendo a mobilização e cadastro das famílias que tem animais para castrar. “Conversamos sobre a guarda responsável de animais, a importância da castração e cuidados básicos com os animais”, contou Rosa.

Devido à grande demanda, a prioridade é para fêmeas e animais de famílias mais vulneráveis. Toda a medicação do pós-operatório é fornecida gratuitamente pela farmácia de manipulação Upvet da Pedra Branca, em Palhoça.

Mais conteúdo sobre

Geral