Nasa fará transmissão ao vivo do grande eclipse solar desta terça-feira

Atualizado

Em parceria com o laboratório Exploratorium, de San Francisco, a Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) realizará uma transmissão ao vivo do grande eclipse solar sul-americano que ocorre nesta terça-feira (2) e será visível totalmente nos trechos do Chile e da Argentina. No Brasil, a vista será parcial.

Foto tirada durante o eclipse solar total de agosto de 2017 – NASA/Gopalswamy/Reprodução ND

Leia também

A transmissão estará disponível do site da Nasa e será realizada por meio de três players. Um deles exibirá imagens sem áudio de telescópios localizados em Vicuña, no Chile. As transmissões ocorrerão entre 16h e 19h.

A Nasa também apresentará dois programas, a partir das 17h, que contarão com a participação de especialistas e serão exibidos concomitantemente em inglês e espanhol.

O eclipse será visível totalmente apenas aos observadores que estiverem em trechos do Chile e da Argentina.

O estudo do Sol durante eclipses solares auxilia cientistas a entenderem a origem, assim como o comportamento da radiação solar sobre o clima espacial em regiões próximas da Terra – que afeta tanto a saúde dos astronautas no espaço assim como o material utilizado na construção das aeronaves.

As análises, conforme a Nasa, serão importantes também para o planejamento da missão que pretende levar astronautas para a Lua em 2024 e também em eventuais missões tripuladas para Marte.

Tempo