Naufrágio e três horas de espera por resgate no Litoral Norte de SC

Um barco pesqueiro de médio porte, com 12 metros de comprimento, naufragou na madrugada deontem no costão da Ilha do Macuco, em Bombinhas, no Litoral Norte do Estado. A embarcação Porongaço estava sendo usada em um cruzeiro de pesca esportiva e tinha 12 pessoas a bordo, oito delas pescadores que perseguiam atuns do tipo espadarte ou peixe espada.

O pesqueiro entrou em pane, segundo os tripulantes, depois que uma rede de pesca ficou presa no hélice. À deriva, a embarcação foi arremessada contra o costão da ilha, teve o casco perfurado pelas pedras e começou a fazer água. Por volta de 2h, ela já estava completamente submersa. Os pescadores e tripulantes foram obrigados a abandonar o navio e buscar refúgio nas pedras do costão. Na hora do acidente, o mar estava agitado, mas ninguém ficou ferido.

Para conseguir socorro, os pescadores usaram um celular. Bombeiros se mobilizaram em Bombinhas, Itapema e Balneário Camboriú. O resgate demorou cerca de três horas. Um outro barco pesqueiro, avisado do acidente, se aproximou da ilha e recolheu os náufragos, que foram deixados em terra logo em seguida. Os Bombeiros, mesmo assim, chegaram a se deslocar de lancha até a área do naufrágio, mas não encontraram mais ninguém.

O naufrágio vai ser investigado pela Capitania dos Portos do Estado. Os responsáveis pela embarcação serão chamados a dar explicações sobre as circunstâncias em que ocorreu o  acidente.  Ainda não está definido se o navio será resgatado do fundo do mar.

Acesse e receba notícias de Bombinhas e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Notícias