Neva ou não neva? Confira vídeos da chuva congelada na Serra Catarinense

Atualizado

Turistas amantes do frio já estão em São Joaquim, na Serra Catarinense, registrando as pedrinhas de gelo caindo e também derrubando os ponteiros dos termômetros nesta sexta-feira (2). A expectativa, agora, é para que a neve finalmente apareça!

São Joaqui é contemplada com o fenômeno de chuva congelada nesta sexta-feira (2) – Osvaldo Sagaz/RICTV

Isso porque o fenômeno indica o estágio inicial da neve antes de sua forma mais tradicional – em flocos. A chuva congelada ocorre quando a precipitação (chuva) cai na forma de gelo, mas não é confundida com granizo porque ocorre sempre em áreas de transição entre a chuva e a neve.

Confira os vídeos:

Fim de semana gelado

A partir desta sexta-feira (2), as temperaturas entram em declínio acentuado em todas as regiões de Santa Catarina. Em alguns locais, a mínima registrada à noite pode ficar abaixo de 0°C, inclusive com possibilidade de neve.

A expectativa de neve é para as regiões do Planalto Sul e parte do Meio-Oeste devido a uma massa de ar polar que passa pelo Estado, trazendo o frio. Há também previsão de chuva no fim da tarde e início de noite desta sexta e madrugada de sábado, porém de fraca intensidade e mal distribuídas.

Confira mais detalhes com o repórter Osvaldo Sagaz:

Mais conteúdo sobre

Tempo