Noites sem dormir na expectativa com o orçamento para 2016

O prefeito Udo Döhler revelou à coluna que ficou noites sem dormir. Sua preocupação era com o orçamento da Prefeitura para 2016. A Câmara já havia aprovado o projeto de lei, mas uma liminar concedida em Joinville o impedia de sancionar o projeto.  

Caso a liminar fosse mantida pelo Tribunal de Justiça, a Prefeitura teria que trabalhar com o orçamento de 2015, que é 20% menor, o que inviabilizaria sua administração neste ano eleitoral. Poucas horas antes da data limite, o Tribunal de Justiça derrubou a liminar e a sanção foi publicada minutos depois no “Diário Oficial Eletrônico”. Para receber os financiamentos já assinados e também aqueles em tramitação para 2016, a Prefeitura é obrigada a apresentar, entre outros documentos, cópia do orçamento de 2016.

Se não conseguisse, não poderia receber nenhum recurso este ano. “Nós perderíamos cerca de R$ 400 milhões”, afirmou Döhler, acrescentando ter sido esta preocupação a razão de suas noites insones. Sem dúvida, seria um grande estrago que a oposição teria feito.

Luiz Veríssimo/divulgação/ND

Hoje: Prédio onde funcionou o tradicional comércio Tilp está em reforma
Arquivo Histórico de Joinville/divulgação/ND

Em 1926: Comércio Tilp & Cia

Exemplo de restauração
Durante décadas, a Tilp & Cia era o principal comércio de Joinville, onde o colono encontrava tudo o que procurava, desde foguete até tamanco. Há cerca de dois anos, o prédio vem sendo reformado e não tem data para sua conclusão. Como é tombado, a reforma tem que preservar a arquitetura original. Na comparação das fotos acima (uma de 1926 e a outra desta quarta-feira) é possível comprovar que a reforma da fachada está perfeita. A calçada também está sendo reformada para receber o futuro inquilino.

Vendaval
Dados do Metar (Meteorological Report) do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola (Joinville) indicaram que, após a temperatura subir para 36º C, uma rajada de vento atingiu 57,4 km às 17h32 da última terça-feira. A Defesa Civil, que trabalhou com apoio do Corpo de Bombeiros e .. registrou 38 ocorrências, a maioria por destelhamentos.

Marcelo Tolentino/divulgação/ND

LVereador Rodrigo Fachini (à direita) acompanhou o encontro com o deputado Mauro Mariani em Florianópolis

Disputa pela liderança
Candidato a líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB) esteve nesta quarta-feira em Florianópolis na busca dos votos. Ele jantou com a bancada federal e se reuniu com o presidente do PMDB de Santa Catarina, deputado federal Mauro Mariani. Motta esteve acompanhado pelos deputados gaúchos Osmar Terra e Darcísio Perondi.

Dr. Hollywood
Em sua passagem de três dias por Joinville, o cirurgião plástico Robert Rey, famoso por apresentar um “reality show” na TV sobre seu trabalho, fez questão de frisar que não é gay e deu declarações bastante polêmicas. Na palestra realizada no Teatro Juarez Machado, com público predominantemente feminino, onde algumas reclamaram que se atrasou mais de uma hora e meia, ele adiantou que, em seu novo livro, está registrado o maior número de mulheres com quem já ficou em uma mesma cama. “Não foram três nem quatro…”, disse. Revelou, também, que tem uma “erva natural” que o deixa ereto por várias horas. “Seus maridos iriam gostar”, brincou.

50 mil curtidas
A página no Facebook do programa “Tribuna do Povo” (RICTV Record, de segunda a sexta-feira a partir das 13h15) alcançou nesta quarta-feira (28) a marca de 50 mil curtidas. Com foco nas ocorrências policiais, o programa apresentado por Nilson Gonçalves se destaca nas redes sociais por atender à comunidade com a divulgação de anúncios, animais perdidos, recados e homenagem aos aniversariantes. É líder de audiência em seu horário na TV de Joinville há vários anos.

Contagem regressiva
Faltam 34 dias para iniciar a “janela” de mudança de partidos sem perder o mandato eletivo. Pelo menos três vereadores mudarão de sigla.

Mural

– Já estão em andamento as negociações entre as bancadas para definir os membros das comissões técnicas da Câmara de Vereadores de Joinville.

– Em 2016, elas serão importantíssimas, principalmente as comissões que tratam de legislação, economia e meio ambiente.

– É que a LOT (Lei de Ordenamento Territorial) vai ser discutida e votada este ano.

– Os vereadores retornam do recesso em 1º de fevereiro, quando os presidentes das comissões serão escolhidos.

Loading...