Nome do associativismo, Ody Varella completa 98 anos neste domingo

Com participação fundamental na história do comércio, associativismo e esportes de Santa Catarina, o fundador da Facisc (Federação das Associações Industriais de Santa Catarina) e ex-presidente e conselheiro da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), Ody Varella completa 98 anos neste domingo.

Ody Varella recebendo uma das tantas homenagens de sua trajetória – Foto: Divulgação/ND

Nascido em Tijucas, foi para Joinville trabalhar na Consul e na Tigre na década de 1930. Foi na cidade que também conheceu e casou com Maria Eulália Fernandes, com que teve os filhos Hercílio Ivo, Nelma Silva e Odilene.

Filho de pai alfaiate e mãe professora, no final da década de 1950, o contador e contabilista mudou-se para Florianópolis para gerenciar a Modelar – na época, a maior empresa comercial do município – e lá permaneceu por 15 anos. Assumiu a diretoria administrativa da Rádio e Televisão Cultura de 1973 a 1979, quando o controle da emissora foi transferido à RCE (Rede de Comunicação Eldorado), extinta no início dos anos 2000.

Atleta e dirigente

Ody Varella também se destacou no esporte como atleta e dirigente. Começou como atleta de futebol e basquete em 1938, no Colégio Bom Jesus, até passar para a Sociedade Esportiva Cruzeiro do Sul e América Futebol Clube. Além disso, foi técnico de basquete e vôlei, conselheiro do América, fundador e diretor da Liga Atlética Norte Catarinense.

Delegação do Jasc

Pela atuação na área esportiva, Ody Varella recebeu a comenda do Mérito Desportivo, concedida pelo Conselho Estadual de Desportos. A presidência da Fundação Atlética Catarinense exerceu de 1959 a 1971, quando recuperou e providenciou a cobertura do estádio Santa Catarina.

Ele também organizou a delegação de Florianópolis que participou dos primeiros Jogos Abertos de Santa Catarina, entre 1960 e 1965.

Na presidência da Federação Catarinense de Futebol ficou de 1965 a 1968. Também foi vice-presidente da Federação Catarinense de Bocha e Bolão, vice-presidente e conselheiro do Lira Tênis Clube, integrou o Conselho Deliberativo do Figueirense e teve atuação destacada com presidente e conselheiro do Conselho Regional dos Desportos.

Campanhas importantes a SC

No setor empresarial, Ody Varella destacou-se na campanha pela pavimentação da BR-282, de Florianópolis a Lages, e de internacionalização do Aeroporto Hercílio Luz.

Representando a ACIF, Facisc e Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, foi vogal da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina por 18 anos e recebeu a Comenda do Mérito do Registro Mercantil.

Em 2008 foi homenageado pelo Conselho Regional de Contabilidade, com o Prêmio Destaque de Contabilidade como um dos pioneiros na atividade e  detentor do registro profissional de número 285, expedido pelo  respectivo órgão de classe em 1947.

Em 2017 recebeu da Câmara Municipal de Florianópolis, em parceria com a Associação Catarinense de Imprensa, a Homengem Especial do Prêmio Dakir Polidoro de Imprensa e, em 2018, ganhou da  ACIF sua maior  honraria, a Ordem do Mérito Empresarial.

PRINCIPAIS HOMENAGENS

– Mérito Desportivo (Conselho Estadual de Desportos)
– Mérito do Registro Mercantil (Junta Comercial de SC)
– Destaque de Contabilidade (Conselho Regional de Contabilidade)
– Sócio Benemérito (ACIF)

Mais conteúdo sobre

Geral