Marcos Cardoso

A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.


Notas: Colors blocs / Visão dantesca / Minha casa

Colors blocs

Não muito antigamente, mascarados eram os black blocs vestidos de preto que protestavam em manifestações de rua com boa dose de anarquismo. Hoje, white blocs, pink blocs, flower blocs, jeans blocs e toda variedade de cores e estampas somos todos nós, sem paus, pedras e isqueiros nas mãos. De emblema da ousadia, a máscara passou a símbolo de segurança, respeito e esperança.

Visão dantesca

Como se vê no mundo todo, os animais estão aparecendo com frequência nos centros urbanos por conta do isolamento dos humanos. Sem movimento de pessoas e carros nas ruas, os bichos não se intimidam em circular. O inusitado também tem produzido cenas dantescas. Na região da praça 15 de Novembro, em Florianópolis, ratos e pombos aproveitam a quietude da noite para avançar sobre a comida dos moradores de rua enquanto dormem. Triste.

Minha casa

Ainda sobre moradores de rua, aquele ponto de ônibus defronte ao antigo Santa Catarina Country Club, que perdeu sua função quando o trânsito de carros passou a ter sentido único Agronômica-Centro, há muito, virou um lar. A atual ocupante cuida do espaço com capricho. Dorme em cama arrumadinha, limpa tudo com esmero e decorou o local feito casa de boneca. Tem até relógio de parede pendurado e criado-mudo para descansar o celular. Um luxo.