Marcos Cardoso

A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.


Notas: No meio do caminho / Pesos e medidas / Sem saída

No meio do caminho

Leitor manda esta por e-mail: “já tinha visto fezes de cachorro em tudo quanto é lugar (de praia a shopping), mas na nova velha ponte Hercílio Luz tô vendo todos os dias por onde passo de bike para ir trabalhar. É uma falta de educação atrás da outra, tem que andar olhando para o chão senão…”

Pesos e medidas

A constatação é geral e já rendeu até vídeo viralizado na internet: o peso/volume dos produtos nos supermercados está diminuindo, mas o preço, não. A prática não é ilegal, porém, é obrigatório que o fabricante informe de maneira ostensiva na embalagem a quantidade reduzida por, pelo menos, três meses. A estratégia tenta disfarçar a inflação, mas não convence o bolso do consumidor. Aliás, notaram que o preço do sabonete líquido subiu mais de 20% em poucas semanas?

Sem saída

Num passado não muito distante, acredite, as pessoas entravam no elevador fumando. Pense em cinco ou seis pessoas espremidas dentro de um caixote por intermináveis minutos, respirando o pouco ar que havia misturado à fumaça de cigarro. Parece absurdo, e era. Agora, com a pandemia, ocorre uma outra situação aflitiva: o receio da contaminação pela proximidade. A recomendação é não falar, mas sempre tem aquele vizinho que gosta de uma conversa. Pior: sem máscara e tocando no interlocutor.