Nova geração do All New Outlander, da Mitsubishi, chega às concessionarias em setembro

Imagine a seguinte cena. Você entra no carro ele pergunta: para onde vamos? O novo All New Outlander que chega às concessionárias Mitsubishi em setembro está bem perto de fazer isso. O modelo 3.0 GT com Full Tecnology Pack, além de andar sozinho, ajusta a velocidade de acordo com o transito à frente. A pessoa atrás do volante só tem o trabalho de manter o carro em linha reta e curtir a paisagem.

Num primeiro momento, o ACC (piloto automático adaptativo) causa certo desconforto para quem não está acostumado com tanta tecnologia. Ai será que não vai bater? Essa pergunta vem a mente no momento que ele se aproxima do veículo da frente. Mas pode respirar tranquilo e confiar no carro. Ele reduz e ainda mantém uma distância segura.

Murilo Matto/Divulgação/ND

O problema é que depois que você acostuma com a tecnologia não quer outra coisa. Essa não é a única novidade dessa nova geração do crossover da montadora japonesa. O Outlander mudou totalmente. A terceira geração do All New desembarca no Brasil com um novo design, plataforma e totalmente High Tech.

Os clientes podem escolher três versões: 2.0L, 3.0 GT e 3.0 GT com  Full Tecnology Pack. A 2.0 vem com um pacote de itens de séries como o rack de teto, sensores automático de luz e chuva, teto solar panorâmico, bancos em couro, ajuste elétrico no banco do motorista, airbags duplos, laterais e de cortina, além do sistema multimídia.

Com tração 4×2 possuiu cambio Invecs 3, CVT automático com Paddle Shifters e Sports Mode sequencial de 6 marchas. O motor continua o mesmo: Mivec a gasolina com 160 cv de potência, injeção eletrônica multiponto sequencial, quatro cilindros em linha, 16 válvulas e duplo comando no cabeçote (DOHC).

A versão 3.0 GT vem equipada com transmissão automática de seis marchas com sistema sequencial Sport Mode. O câmbio possui exclusivo Invecs 2, que analisa o modo de dirigir do motorista, tornando as marchas muito mais suaves. Tração 4×4, ABS com EBD, controle de estabilidade, câmera de ré, HSA (Hill Start Assist System), sistema multimídia de última geração com interface para Ipod e Iphone.

Um crossover high tech

A versão 3.0 GT com Full tecnology Pack agrega todas as vantagem do GT e ainda um pacote como há de mais moderno em ternos de tecnologia. O ACC (piloto automático adaptativo) permite que o motorista defina a velocidade e o carro vai ajustando a velocidade conforme o tráfego.

Murilo Mattos/Divulgação/ND

Outra inovação dessa versão é o FCM (Foward Collision Mitigation), um sistema de redução de risco de colisão. Um radar instalado na frente do carro alerta o motorista, por meio de um bipe, que o carro pode bater em algum obstáculo à frente. Caso o motorista não tome nenhuma atitude, o sistema para o veículo evitando a colisão, desde que a velocidade dos dois veículos seja de até 30km/h.

A sopa de letrinhas high tech continua com o ASC (controle de estabilidade ativo), ATC (controle de tração ativo) e HSA (Hill Start Assistence). A estabilidade do Outlander impressiona. Ele mantém a aderência nas curvas, mesmo em alta velocidade. E em manobras evasivas o carro responde muito bem.

Mais economia e performance

A nova geração do All New Outlander ganhou linhas mais sofisticas, mas sem perder o foco na aerodinâmica. Houve melhorias no túnel de vento, o farol de neblina foi integrado ao design do carro e uma grade cromada foi integrada à frente do Outlander.

A carroceria e o monobloco são diferentes da geração passada e agora conta com plataforma RE. O entreixos e a bitola continuam os mesmos. “O desafio foi fazer um carro totalmente novo, mantendo o conceito do Outlander que tem um alto nível de aprovação dos clientes”, comentou o Reinaldo Muratori, diretor de engenharia da Mitsubishi.

O volante foi reduzido para dar mais conforto ao motorista e permite o ajuste de profundidade e de altura. O passageiro ganhou mais espaço, o cockpit é novo com um painel soft touch, que permite todos os controles à mão.

Murilo Matto/Divulgação/ND

As mudanças na aerodinâmica deixaram o carro mais econômico, leve com melhor performance. “Houve uma melhora de 10% no coeficiente de aerodinâmica, que é de 0,33”, explicou Muratori. O sistema de frenagem agora conta com freios ABS+ EBD + BAS. A direção é elétrica e permite um raio de giro de 5,3 m.

O All New Outlander é produzido no Japão e importado dentro da cota do Programa Inova- auto. A perspectiva da montadora é de comercial 600 unidades/mês. De acordo com Muratori, a Mitsubishi Motors está estudando a possibilidade de fabricar, futuramente, o Outlander no Brasil.

All New Outlander 2014

Motor MIVEC

DOHC e SOHC

Tração 2WD e 4WD

9 airbags (frontais, laterais, cortinas e joelho para o motorista)

Black Glass Touch Screen 7’’ – com GPS e na versão GT vem com câmera de ré

Cores:  copper, titanium gray, black pearl, white pearl, cosmic blue metallic e cool silver

Versão 3.0 GT com Full Tecnology Pack

ACC – piloto automático adaptativo

FCM (Foward Collision Mitigation)  – sistema que utiliza radar para controlar as distância de obstáculos à frente e evita colisão

ASC (Controle de estabilidade ativo) – garante estabilidade em cursas e pisos de baixa aderência

ATC (Controle de tração ativo) – evita que o carro deslize nas curvas ou arrancadas

HSA (Hill Satart Assistance) – impede que o veículo ande para trás ou para frente em partidas em rampas

Preços

2.0L – R$ 102.990,00

3.0 GT V6 – R$ 130.990,00

3.0 GT V6 Full Tecnology Pack – R$ 139.990,00

Economia