Nove pinguins-de-Magalhães são soltos na praia de Moçambique, em Florianópolis

Atualizado

Nove pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foram soltos e voltaram à natureza na manhã desta quinta-feira (7), na praia de Moçambique, no nordeste da Ilha de Santa Catarina. Esse é o primeiro grupo de pinguins da temporada deste ano a ser liberado pela R3 Animal, através do PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos).

Após reabilitação, nove pinguins-de-Magalhães voltaram à natureza em Florianópolis – Foto: Nilson Coelho/R3 Animal/Divulgação

Dos nove animais, seis foram resgatados pela R3 Animal nas praias de Florianópolis; dois pela equipe da Udesc e um pela Univille. Outras 14 aves dessa espécie continuam em reabilitação no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, até que tenham condições de serem soltas.

Leia também:

“Este ano tivemos menos registros em comparação com o ano passado. Até o momento, registramos 747 pinguins nas areias das praias de Florianópolis, sendo 695 mortos e 52 vivos”, afirma Emanuel Ferreira, oceanólogo do PMP-BS/R3 Animal.

No ano passado, foram registrados 1.814 pinguins: 1.693 mortos e 121 vivos, com 67 reabilitações bem-sucedidas.

Migração para o Norte

Os pinguins-de-Magalhães aparecem todos os anos. Com a proximidade do inverno no hemisfério sul, eles deixam as colônias na Patagônia, na Argentina, e rumam ao Norte em busca de alimento.

Nesse percurso, algumas aves morrem e outras chegam às praias cansadas, debilitadas e necessitando de cuidados. A maioria é juvenil, em seu primeiro ano de vida, e encaram a primeira viagem migratória.

Animais foram soltos na praia de Moçambique, em Florianópolis – Foto: R3 Animal/Divulgação

Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.

Meio Ambiente