Novo modelo da carteira de identidade será lançado em Santa Catarina
Atualizado
Na próxima segunda-feira (14), será lançado oficialmente o novo modelo de RG (carteira de identidade), em Santa Catarina. A apresentação da novidade será no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, em Florianópolis.

A partir da próxima semana o Estado de Santa Catarina passará a emitir o novo RG – Foto: Divulgação/ND
A partir do lançamento, o IGP (Instituto Geral de Perícias) passará a emitir o novo modelo no Estado. Os parâmetros do documento atenderão ao decreto federal 9.278 de 2018, que padroniza as novas cédulas de identidade.
Leia também:
Além de incluir novos dispositivos que aumentam a segurança contra falsificação, o novo RG trará benefícios para a população, como a possibilidade da inclusão de nome social sem a necessidade de alteração no registro civil.
Confira as mudanças no novo RG:
- Possibilidade de colocar documentos como Título de Eleitor, CNH, PIS/PASEP, CPF, Carteira de Reservista, Carteiras Funcionais (OAB, CRC, ETC…), Carteira de Trabalho e Previdência Social. É necessário apresentar documentos originais e oficiais com essas informações;
- Possibilidade de inclusão do tipo sanguíneo e fator RH, desde que apresente resultado de exame laboratorial ou documento oficial com essa informação.
- Possibilidade de inclusão de deficiências (símbolos que constarão no RG), como surdez, física, psicológica e cegueira. Desde que apresente atestado/relatório médico específico com todos os dados do requerente e com o CID comprovando a deficiência e que a mesma seja permanente.
- Possibilidade de inclusão/exclusão do nome social. Necessário o preenchimento de requerimento junto ao IGP.
- Inclusão de QR CODE para identificação e segurança digital.
- Inclusão da informação “Maior de 60 anos”
- Com o novo RG, o antigo continua sendo válido.
Confira o que não muda:
- O documento exigido por lei para dar entrada no RG é: original ou cópia autenticada da certidão de nascimento ou certidão de casamento com as devidas averbações (caso a pessoa for casada). Aceita-se também certidões com selo digital sob consulta. (para brasileiros)
- A taxa continua no valor de R$ 37,55 para segundas vias e gratuidade para primeira via no estado.
- Atendimento continua sendo por agendamento prévio pelo site do IGP/SC.