Novo trecho de emissário de esgoto começa a ser testado em Canasvieiras pela Casan

A implantação da tubulação é uma das ações emergenciais da Companhia para minimizar os problemas causados por causa das ligações irregulares

A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) conclui e iniciou a fase de testes do novo trecho de emissário de esgoto nesta quinta (21), entre a Estação Elevatória de Esgotos do Rio do Braz e a Estação de Tratamento de Canasvieiras. A implantação da tubulação é uma das ações emergenciais da Casan na região diante da alta quantidade de ligações irregulares (57% dos imóveis, segundo o Programa Se Liga na Rede) e do número recorde de veranistas.

Casan/Divulgação

A Companhia também instalou uma bomba reserva para maior segurança da elevatória

Para mais segurança da elevatória, a Companhia também instalou na unidade uma quarta bomba para eventualidades, já que há duas em operação e uma terceira de reserva. O novo emissário foi assentado entre a EEE (Estação Elevatória de Esgotos) e a avenida Luiz Boiteux Piazza. Nesse local, a tubulação foi interligada a um outro emissário já existente.

Com 540 metros, a nova rede dobra a capacidade da EEE, permitindo que o excedente de esgoto na região − gerado principalmente por ligações irregulares, que jogam água da chuva na rede de esgoto − seja encaminhado para a ETE, a três quilômetros dali.

:: Casan responde notificação sobre vazamento de esgoto no rio do Brás

Nesta sexta (22), uma audiência na sede da Justiça Federal ouvirá testemunhas para concluir a juntada de provas na ação de atentado contra a Casan, instaurada com o objetivo de desobstruir imediatamente a foz do rio do Brás – o que ocorreu de forma natural na manhã de 15 de janeiro.

Essa ação será incluída na ação principal do MPF, que tem o objetivo de fazer com que a Casan solucione o problema de extravasamento de esgoto na ETE, assim como seja obrigada a apresentar cronograma de ações para a despoluição completa da faixa de praia e do mar naquela localidade, inclusive no que concerne à foz do Rio do Brás.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...