Número de empresas abertas em Palhoça neste ano já supera o registrado em 2018

Atualizado

População passou de 137.334 em 2010 para 168.259 na cidade em 2018, estima o IBGE – Ricardo Martins/Divulgação/ND

Com uma população estimada em 168.259 pessoas no ano passado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Palhoça cresce e atrai novos empreendimentos para a região. No último censo realizado pelo órgão, em 2010, o município tinha 137.334 moradores. De acordo com a prefeitura, a arrecadação de ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) também subiu 13,28% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o município, o número de empresas abertas de janeiro a junho deste ano já supera o registrado em 2018, com mais de 22 mil empreendimentos abertos e 43.323 novos postos de trabalho.

O prefeito do município, Camilo Martins, afirma que os números vieram após uma série de ações desenvolvidas com o objetivo de atrair os empreendimentos. “Investimos em uma legislação mais moderna, nos incentivos fiscais e criamos um ambiente favorável de negócios e de fomento ao empreendedorismo inovador.

Essas iniciativas, aliadas à segurança jurídica, funcionam como uma espécie de incubadora, estimulando o desenvolvimento das empresas nas primeiras etapas de suas vidas”, afirma. Laércio Pereira Júnior é empresário do mercado de automóveis há mais de duas décadas no município e, nos últimos anos, desenvolveu o aplicativo Repasse, que facilita a compra e a venda de veículos entre lojistas de todo o país. “Os incentivos na cidade me deixaram seguro e motivado para dar um salto nos negócios”, explica.

Localização

O prefeito Camilo Martins acrescenta outros fatores para esse crescimento. “A prefeitura apoia a questão logística e presta todo suporte à decisão do investimento. Além disso, temos uma localização privilegiada, estamos a uma hora de viagem de dois portos, um ao Sul e outro ao Norte do Estado, próxima às BRs 101 e 282 e do aeroporto Internacional Hercílio Luz”, avalia. Outras empresas de destaque nacional e internacional que se instalaram no município no último ano foram a Labellamafia, Welle Laser Technology, Essenthia Pharma e Flex Contact Center.

Geral