O exemplo de Blumenau no transporte coletivo

Fabrício Porto/arquivo/ND

Transporte público em Joinville segue normalmente, apesar das críticas dos valores da passagem

A reeleição do prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), está rigorosamente comprometida pelo caos no transporte público em Blumenau. Ele não conseguiu administrar uma situação que só se agravou em seus três anos de administração. A crise se agravou com o rompimento do contrato com o consórcio que atuava no transporte público e ele anunciou que vai contratar uma empresa em regime de urgência. Até lá, por pelo menos uma semana, mais de 120 mil usuários terão que utilizar carro, vans, carona de vizinhos ou táxis para se locomover.

Ainda bem que as maiores críticas à atuação da Prefeitura de Joinville envolvem os buracos, situação que deve ser amenizada com o anúncio de repavimentação de 48 ruas. Lá em Blumenau, é o caos no transporte público. Aqui, o sistema vem funcionando satisfatoriamente e não há ameaça semelhante. Já pensou, leitor, se as duas empresas concessionárias paralisarem os serviços?

Bauer ou Tebaldi?
Seguindo orientação do diretório nacional, o PSDB terá candidato a prefeito em 2 de outubro. O nome está em Brasília: senador Paulo Bauer ou o deputado federal Marco Tebaldi. Nesta segunda-feira (25), o ex-prefeito afirmou à coluna que está “tentando convencer” Bauer a concorrer com um argumento convincente: “Se ele quer ser governador tem que passar por aqui (Joinville), como fez Luiz Henrique”.

Muito difícil
Marco Tebaldi, que acha que Bauer venceria no primeiro turno, já conversou sobre a candidatura com o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, mas este demonstrou não ser muito simpático à ideia. Embora reconheça que sua candidatura seja “muito difícil”, Tebaldi admite que não pode “descartá-la”. Se for preciso, garantiu ele, vai fazer uma campanha de “uns 200 mil” sem a obrigação de ganhar. “As cinco ou seis empresas que sempre me ajudaram estão do lado do prefeito”, lembrou.

Dr. Hollywood
Convidado pelo apresentador de TV Leandro Camargo, o famoso cirurgião plástico Robert Rey está desde segunda-feira em Joinville. Nesta terça-feira à noite, no Teatro Juarez Machado, ele fará uma palestra com ingresso pago para o lançamento de seu último livro. Nascido no Brasil e criado nos Estados Unidos, onde se graduou em medicina e atua como cirurgião plástico em Beverly Hills (Califórnia), Rey é famoso pelos programas que apresenta na TV norte-americana e por suas clientes em Hollywood.

Prédio abandonado
Em resposta à nota publicada segunda-feira (25) nesta coluna sobre o abandono de prédio que por anos pertenceu à Celesc, a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura envia nota e também à editora-chefe do ND, jornalista Rosana Ritta, esclarecendo que a Vigilância Ambiental já tentou contato com o proprietário do imóvel para liberar a entrada dos fiscais e que a responsabilidade de zelar sobre “águas paradas” é do proprietário.

Trabalho sério
Como tenho amigos que atuam diretamente no combate ao mosquito transmissor da dengue na cidade, sei do trabalho sério e eficiente que vem sendo feito na prevenção em Joinville há muito tempo. Não fosse isso, a situação estaria muito pior, sobretudo na zona Sul.

Segurança privada
Cansado dos seguidos assaltos em residências, um grupo de moradores do Jardim Diana, bairro Glória, se reúne nesta terça-feira e à noite pela segunda vez para tomar algumas decisões, entre elas está a contratação de uma empresa privada de segurança. Segundo o publicitário Luciano Abib, já foram dez assaltos e roubos na região neste ano. A reunião será em uma sala do Makro Atacadista, que também já foi vítima de várias tentativas de arrombamento.

Mural

– A diretoria do Badesc (Banco de Desenvolvimento de Santa Catarina) visita a regional de Joinville nesta terça-feira à tarde.

– A cidade teve um aumento expressivo no volume de operações do Badesc, saltando de R$ 7,7 milhões em 2014 para R$ 36,4 milhões no ano passado, beneficiando empresas de todo o tamanho.

– Em nota distribuída à imprensa, as empresas Transtusa e Gideon informam que um dos manifestantes da última quinta-feira (21) danificou quatro validadores de passagem no terminal central.

– Foi registrado um termo circunstanciado e o acusado responderá a processo criminal.

– Mais uma ampliação da rede de esgoto sanitário foi iniciada nesta segunda-feira (25) nas ruas Bagé (bairro Anita Garibaldi), Monsenhor Gersino, José Vieira Castro e Thomaz do Amaral (bairro Jarivatuba); Fernando Nunes Santana, Padre Roma e Osório Duque Estrada (bairro João Costa).

– É preciso ter paciência com as interdição parcial nas ruas. É por um bom motivo.

Loading...