O que abre e o que fecha no feriadão de Corpus Christi em Santa Catarina

Comércio e órgãos públicos devem ter horários modificados por conta do feriado de Corpus Christi, em Florianópolis. Na quinta-feira (20), escolas, policlínicas e unidades básicas de saúde não devem abrir as portas, retomando as atividades na sexta-feira (21).

Celebrado pela comunidade cristã, o feriado de Corpus Christi modifica o funcionamento de escolas nesta semana – Arquivo/Daniel Queiroz/ND

As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), segundo a secretaria de Saúde, funcionarão normalmente durante o feriado e atenderão casos de urgência.

Leia também:

Celebração Cristã

Comemorado pela comunidade católica, o feriado de Corpus Christi ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez é celebrado no domingo seguinte ao Pentecostes. Para os cristãos, é uma “festa da guarda”, com procissões em vias públicas.

No Brasil e em Portugal, é comum a confecção de tapetes decorados próximos à igrejas, com a representação de cenas bíblicas, objetos devocionais ou temas ornamentais sobre as ruas por onde passa a procissão da Eucaristia.

Confira o que abre e fecha nas principais cidades do Estado:

  • FLORIANÓPOLIS

UNIDADES DE SAÚDE

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, as Unidades de Pronto-Atendimento do Sul, Norte e Continente, Samu e plantões de Vigilância estarão funcionando normalmente neste feriado de Corpus Christi. As demais unidades de saúde da Capital estarão fechadas. Todas as 49 unidades de saúde e policlínicas voltarão a funcionar normalmente na sexta-feira (21).

PRÓ-CIDADÃO

Todas as unidades de Florianópolis (Unidade Central, Canasvieiras, Rio Tavares, Continente e Ingleses) estarão fechadas neste feriado.  Atendimento volta ao normal em todas as unidades na sexta-feira (21).

COMCAP

Segundo a Comcap, não haverá coleta de resíduos sólidos em Florianópolis, nesta quinta-feira (20). Nos locais onde o recolhimento é diário, será feito na sexta-feira (21) onde é alternado, será realizado no sábado ou domingo à noite. A coleta seletiva, onde é semanal, ficará para a semana seguinte.

A comcap alerta para que os resíduos sejam mantidos em depósito temporário, dentro do domicílio, até a próxima coleta.

EDUCAÇÃO

As unidades de ensino do município estarão fechadas nesta quinta-feira (20). As atividades retornam normalmente na sexta-feira (21).

  • BLUMENAU

EDUCAÇÃO

Escolas e Centro de Educação Infantil estarão sem aula na quinta-feira (20) e na sexta-feira (21), devido o feriado e ponto facultativo para as unidades público.

TRANSPORTE COLETIVO

Nesta quinta-feira (20), as linhas estarão funcionando com o horário de domingos e feriados. Na sexta-feira (21), algumas linhas estarão atendendo em horário diferenciado. O horário está disponível no site da Blumob.

SAMU

Estará atendendo normalmente.

SAÚDE

Todas as unidades estarão fechadas nesta quinta-feira (20). Na sexta-feira (21), apenas a AG Escola Agricola estará aberta para funcionamento. Os postos de saúde retornam o atendimento na segunda-feira (24).

BANCOS

Todos os bancos fecham nesta quinta-feira (20), mas atendem normalmente na sexta-feira (21).

SHOPPINGS, COMÉRCIO E SUPERMERCADO

– Neumarkt e Norte

Lojas e praça de alimentação com atendimento normal, das 10h às 22h.

– Park Europeu

Lojas com horário de domingo, abrindo das 14h às 20h, e praça de alimentação com atendimento normal, das 10h às 22h.

– CIC

Atendimento das 14 às 20h na quinta-feira (20) e aberto normalmente na sexta-feira (21).

– Shopping Hering

Fechado na quinta-feira (20), mas retornando ao atendimento normalmente na sexta-feira (21).

– Comércio de rua (recomendação do Sindilojas)

Facultativo. Depende de cada comerciante.

– Supermercados

Atacadão – horário normal.

Angeloni – horário de domingo na quinta-feira (20), com atendimento das 8 às 22h.

Giassi – horário de domingo na quinta-feira (20), com atendimento das 8 às 21h.

Cooper – horário normal, com atendimento das 8h às 22h.

Rede Top – horário normal, com atendimento das 8h às 22h.

Bistek – horário normal, com atendimento das 8h às 22h30.

Galegão – horário normal, com atendimento das 8h às 22h

  • JOINVILLE

UNIDADES DE SAÚDE

O Hospital Municipal São José, UPA Leste (Aventureiro), UPA Sul e PA Norte (Costa e Silva) estarão funcionando normalmente neste feriado. As Unidades Básicas de Saúde, UBSF Bucarein e a Policlínica Boa Vista, estarão fechadas neste feriado e retornam às atividades na segunda-feira (24).

EDUCAÇÃO

Escolas da rede municipal e Centros de Educação Infantil estarão fechadas nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21). Aulas retornam normalmente na segunda-feira (24).

SAMU

Atendimento normal durante o feriado desta quinta-feira (20).

COLETA DE LIXO

A coleta de lixo funcionará normalmente neste feriado de Corpus Christi.

TRANSPORTE COLETIVO

O Transporte Coletivo funcionará com horário de domingo, nesta quinta-feira (20). Na sexta-feira (21), os horários já estarão funcionando normalmente.

Geral