As novidades para o tratamento do melasma

É importante consultar sempre um dermatologista e investir nos cuidados com o corpo e bem-estar. – Divulgação/ND

O melasma é uma doença da pele que atinge homens e mulheres e causa muito desconforto aos seus portadores por precisar de cuidados contínuos. Fatores como exposição solar, alterações hormonais e estresse pioram as manchas do melasma e é preciso alterar hábitos diários para que a melhora seja mais satisfatória. Com isso, quem sofre dessa condição está sempre em busca de alternativas e novidades para amenizar o problema. Quer saber um pouco mais sobre as últimas tendências e estudos sobre o tratamento do melasma? Vem comigo…

Algumas coisas não mudaram, infelizmente. Ainda não se compreende exatamente a causa do melasma e, por isso, as manchas castanhas mais comuns no rosto, colo e braços não têm um tratamento realmente duradouro. As novidades buscam melhorar as manchas já existentes e prevenir novas de surgirem, mas ainda não existe a cura definitiva do melasma. O que fazer então? Não há milagres e sim persistência, rotina e dedicação.

Quais as novidades para usar em casa?

1.Filtros solares mais eficazes

Uso do filtro solar ainda é o melhor aliado no combate ao melasma – Vladimir Gappov/Divulgação/ND

O uso do filtro solar ainda é o melhor aliado no combate ao melasma, visto que a exposição solar é a maior causa do ressurgimento das manchas. As novidades são os filtros solares mais efetivos, com uma cosmética mais agradável e que protegem não somente da luz solar, mas das luzes de LED, computadores, celulares e do calor da radiação infravermelha.

2.Novos ativos clareadores

No uso de cremes clareadores, o ativo que causou maior entusiasmo recentemente foi o lançamento da Cysteamina. Já disponível nos Estados Unidos há cerca de dois anos, chegou ao Brasil no início desse ano e vem apresentando bons resultados com menos riscos de efeitos colaterais, que era um grande problema do ativo mais usado no passado, a hidroquinona.

3.Proteção também em comprimidos

Cada vez mais saem estudos que comprovam a eficácia de associar ativos orais que aumentam a proteção da célula contra a radiação e seus efeitos nocivos no reaparecimento do melasma. Ativos como a luteína, polypodium leucotomos, o ácido tranexâmico, entre outros, são cada vez mais utilizados em conjunto com os outros tratamentos.

Quais as novidades nos consultórios dermatológicos?

É muito importante associar tratamentos em consultório, principalmente para manchas mais profundas, pois os cremes por si só têm uma penetração limitada na superfície da pele. Antigamente, o que mais se utilizava nos consultórios eram os peelings e a luz intensa pulsada, mas hoje, com o avanço da tecnologia, há opções mais eficazes e que penetram melhor na pele, atingindo camadas mais profundas e com menos riscos do efeito rebote (piorar a mancha depois do tratamento).

Os procedimentos mais realizados nos consultórios dermatológicos atualmente são o microagulhamento robótico (radiofrequência microagulhada), a microinfusão de medicamentos na pele (MMP) e os lasers em picossegundos (como o laser Fotona, por exemplo). Um estudo recente, inclusive, aponta o ultrassom microfocado como um promissor tratamento para a melhora das manchas, mas seus estudos são iniciais. Há relatos ainda de melhora com a aplicação dos bioestimuladores de colágeno, como o ácido poli-láctico e a hidroxiapatita de cálcio, provavelmente por melhorarem a qualidade da pele e sua defesa contra a radiação e oxidação das células.

Em resumo, o melasma é uma condição crônica da pele que não tem cura e que deixa manchas acastanhadas que precisam de tratamento e cuidados constantes. É preciso uma rotina de cuidados diários e muita disciplina no uso do filtro solar correto, associados a um tratamento em consultório para uma maior eficácia e também para manutenção dos resultados. Cada pele apresenta respostas diferentes e o que funciona para alguns, pode não ser eficaz para outros, por isso a importância do acompanhamento dermatológico durante todo o processo. Tenha um dermatologista para chamar de seu e cuide-se, não há melhor presente para você do que um investimento em seu próprio bem-estar. Quem cuida de si, cuida melhor dos outros também, lembre-se disso.

Inspira!