O seu marketing pessoal

Quais são as suas qualidades? Você é realmente bom naquilo que faz?

Quais são as suas qualidades? Você é realmente bom naquilo que faz? Quando recebemos perguntas assim muitas vezes não sabemos como lidar com elas. A insegurança em demonstrar uma certa prepotência ou ser humilde demais podem atrapalha no objetivo a ser alcançado. Afinal, qual a medida correta do marketing pessoal?

Quando tratamos de marketing de produto, pensamos em todas as qualidades do mesmo, assim como seu conteúdo, durabilidade, embalagem…preparamos tudo para ser apresentável. Porém, se esta embalagem for vazia, deixa de ser um produto e passa a ser apenas uma embalagem. E é exatamente nesse momento que entra o marketing pessoal. Você é o produto e não basta apenas ser uma embalagem bonita e bem elabora, é necessário ter conteúdo, fazer com que seja desejado pelo mercado. Para isso, é necessário muita dedicação, trabalho e persistência. Tudo isso com uma bela lapidada de marketing pessoal.

O destaque do Marketing Pessoal é formado por você e notado pelos demais, por um conjunto de atitudes ligadas a qualidades que você pratica no dia a dia, seja falando do seu pessoal ou do profissional. É necessário realizar um exercício de reflexão para o conhecimento interno, seus pontos fortes e fracos, só assim você poderá saber o que deve vender ou não para os outros. O planejamento do modo como apresentar suas qualidades deve ser avaliado. É preciso encontrar maneiras concretas para divulgar suas competências e convencer que você é capaz de realiza-las. O marketing pessoal é a oportunidade de você ser notado por suas qualidades, competências e habilidades.

Ser notado desnecessariamente e por suas “aparições” impróprias é péssimo, uma vez que será lembrado, com frequência, que não é um bom profissional. Neste caso, aquele ditado: “falem mal, mas falem de mim” não é um bom lema, uma vez que falar mal significa comentar que você não é a pessoa ou o profissional ideal. O ideal é ser percebido pela sua confiança, maturidade, empatia, otimismo, liderança e responsabilidade.

Algumas características pessoas ganham destaque sem necessitarem de uma apresentação. Profissionais que possuem um grande senso de liderança ganham destaque nos primeiros contatos. São profissionais formadores de opinião, esclarecedores e que influenciam outros profissionais que o acompanham. A liderança transpira confiança e um tipo de qualidade que não se torna necessário apresentar para alguém, a liderança está dentro do líder, no seu modo de viver. Profissionais com metas, com um objetivo em mente também destacam e contribuem positivamente para o seu marketing pessoal. Paciência e planejamento para alcançar os objetivos no mercado, saber quais caminhos a trilha são algumas características de um profissional determinado e proativo.

O segredo do marketing pessoal é trabalhar da forma correta e alcançar os seus objetivos profissionais e de vida. Todas as características do marketing pessoal influenciam diretamente no relacionamento interpessoal, o que faz uma grande diferença na vida de uma pessoa. Criar a sua imagem não é para impactar ninguém e você perder suas características, e sim, trabalhar para que o outro veja as suas qualidades.

Loading...