Obra de duplicação da rua Antônio Edu Vieira prossegue com expectativa de antecipação

Atualizado

Obras de duplicação seguem em ritmo acelerado na rua Antonio Edu Vieira. Foto: Flavio Tin/ND

Retomada no ultimo dia 19 de março, as obras de duplicação da rua Deputado Antônio Edu Vieira seguem em ritmo acelerado e já impressionam moradores, comerciantes e motoristas que trafegam pela região do bairro Pantanal. A prefeitura de Florianópolis se prepara para abrir nova frente de trabalho no segundo trecho de obras, na avenida Waldemar Vieira, no Saco dos Limões.

O ritmo dos trabalhos impressiona quem circula pela região, uma vez que a obra de duplicação já foi paralisada por duas vezes até ser retomada no último mês de março. A porteira Rosana de Melo Lima acompanha todos os dias o vaivém das máquinas em frente ao prédio que trabalho.

“A obra está andando, mas se vai adiantar ou não, eu não sei. Prefiro opinar quando a obra estiver pronta”, declarou Lima, ainda desconfiada diante das outras paralisações.

Com prazo de execução contratual de 24 meses, a obra que integra o anel viário da Capital tem promessa de execução no prazo de 15 a 18 meses. “É uma das obras estruturantes de mobilidade urbana”, define o secretário municipal de Infraestrutura, Valter Gallina, sobre o trecho que faz a ligação entre as baías Sul e Norte.

Neste primeiro trecho, de 1,3 quilômetros, os trabalhos de drenagem e terraplanagem já chegaram a 80% de execução, assim como a sub-base, penúltima camada que precede a pavimentação asfáltica.

De acordo com Gallina, após a finalização do trecho, será a vez de recuperar o trecho antigo, com desvio do trânsito para a pista nova. “Teremos que relocar postes, a Casan terá que trocar tubulações, e queremos ver se fazemos isso até o final do ano”, informa.

Já o segundo trecho, de 1,9 quilômetro, que começa entre a rua Deputado Edu Vieira e a avenida Prefeito Waldemar Vieira, no Saco dos Limões, e vai até a saída sul do Túnel Antonieta de Barros, deve iniciar nos próximos dias.

Terreno que servirá de canteiro de obra está sendo limpo pela prefeitura. Foto: Flavio Tin/ND

O terreno para a instalação do canteiro de obra na avenida Prefeito Waldemar Vieira, já está sendo limpo pela prefeitura. “Já recebemos aprovação da SPU (Superintendência de Patrimônio da União) e as desapropriações estão em fase final”, completa.

Os dois trechos da duplicação somam 3,2 quilômetros de extensão e integram o trecho sul do anel viário, que percorrerá toda a avenida Beira-Mar Norte, desde o centro até a Via Expressa Sul, passando pelos bairros Agronômica e Trindade. Para a execução de todo o anel viário, está previsto um investimento de R$ 160 milhões, também financiados pela Caixa.

Infraestrutura