Obras de restauração do Museu Victor Meirelles são concluídas em Florianópolis

O Museu Victor Meirelles, em Florianópolis, foi restaurado e contará com um novo espaço para receber os visitantes que desejam conhecer sobre as artes visuais no Brasil. O museu é um importante espaço cultural de Santa Catarina e será entregue neste sábado pelo Ministério da Cidadania, Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Ibram (Instituto Brasileiro de Museus).

Museu Victor Meirelles foi totalmente restaurado – Iphan / Divulgação

Para a restauração de todo o edifício, R$ 4,82 milhões foram investidos em recursos do PAC Cidades Históricas, além da adequação e qualificação dos espaços do edifício anexo, quase triplicando sua área.

Agora, a unidade museológica é composta por dois prédios, ampliando o espaço destinado a exposições e a outras atividades. O museu também passou por melhorias gerais, como climatização, nova iluminação, implantação de condições de acessibilidade e segurança, garantindo a integridade de um valioso equipamento para a dinâmica cultural da cidade.

O nome do museu é auto-explicativo. Ele funciona na casa onde nasceu o pintor Victor Meirelles e foi criado pelo Iphan em 1952, dois anos depois do tombamento do edifício como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Desde então, o sobrado, construído em 1832 com características típicas da arquitetura luso-brasileira, passou a abrigar não só o legado do artista catarinense, mas um rico acervo constituído por doações e transferências de obras de arte de outras instituições e artistas, e também por diversas peças que antes pertenciam ao Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

Durante as obras, o Museu Victor Meirelles permitiu ao público conhecer mais sobre a restauração e também sobre o fundamental trabalho de arqueologia conduzido no local, em uma ação que reforçou a importância do espaço não só enquanto equipamento cultural, mas também como centro de ciências e educação.

Com as restaurações concluídas, o Iphan entrega a obra para que a partir de agora, as próximas etapas sejam executadas pelo Museu Victor Meirelles como aquisição de mobiliário e demais projetos complementares. Assim, todo o acervo retornará ao local, a fim de que o espaço possa ser reaberto ao público.

As obras contaram com participação da Prefeitura Municipal e do Governo de Santa Catarina.

Serviço:
Data: 25 de maio de 2019, às 11h
Local: Rua Victor Meirelles, nº 59, Centro – Florianópolis/SC

Cultura