Obras de revitalização da Avenida Hercílio Luz se iniciam pelo canteiro central

Uma das mais importantes vias públicas do Centro de Florianópolis, a Avenida Hercílio Luz está passando por reformas. A primeira etapa dos trabalhos é a revitalização do canteiro central, muito utilizado por frequentadores de bares, além de ciclistas e estudantes que utilizam a via para deslocamento na área central. Essa primeira etapa da reforma é de responsabilidade da empresa Pavicon Construções Ltda – EPP, que venceu licitação promovida pela prefeitura de Florianópolis.

Ao custo de pouco mais de R$ 220 mil, a obra teve ordem de serviço assinada em 19 de dezembro com prazo de três meses para conclusão da obra. Entre os serviços estão previstos a recuperação de cerca de 80 bancos, além de colocação de bancos novos de concreto em mesas de jogos, substituição de mil metros quadrados de piso tátil e troca de pelo menos 150 metros de gradil, além da pintura de aproximadamente três quilômetros de ciclovia.

Ciclovia ganhou pintura em acrílico emborrachado e piso tátil trocou de cor - Foto: Marco Santiago/ND
Ciclovia ganhou pintura em acrílico emborrachado e piso tátil trocou de cor – Foto: Marco Santiago/ND

Porém, decorridos 56 dias da assinatura da ordem de serviço, a revitalização só é percebida por frequentadores em um pequeno trecho de 300 metros de extensão, localizado em frente ao ginásio Rozendo Lima Vasconcelos. A ciclovia foi pintada com tinta acrílica emborrachada da cor vermelha, e o piso tátil, específico para uso de deficientes visuais, apenas trocou de cor, de chumbo para preto. Alguns bancos de madeira tiveram pedaços substituídos, enquanto algumas mesas de concreto continuam deterioradas, enquanto os poucos espaços gramados do canteiro estão sendo replantados.

A dona de casa Fabiana Vitti transitou pelo trecho na tarde de ontem após buscar o filho Pedro Vitti na escola e gostou do que viu. “Está ficando legal”, opinou. A aposentada Marina Ernestina Martins Pereira foi buscar o neto do ginásio Rozendo de Lima Vasconcelos e elogiou o trabalho. “Tem que cuidar mesmo desse espaço. Era uma valão fedido e ficou uma coisa boa, mas é muito dinheiro”, destacou, ao saber do valor investido na obra. O motorista Walter Lopes Pedro passa todos os dias pela canteiro da Avenida Hercílio Luz no deslocamento para o trabalho e também discute o valor empregado diante dos serviços realizados. “A gente não tem muita noção (de quanto custa esse tipo de obra), mas parece pouca obra para muito dinheiro”, explica.

O aposentado Jairo Cardoso passeia com a cadela Puggy todos os dias e elogia a iniciativa. “Esse local é um ponto de referência da cidade, principalmente para os estudantes. Vai ficar muito bom”, conta. O barbeiro Luiz Carlos Moreira Neto transita diariamente pela ciclovia da Avenida Hercílio Luz e espera que a nova pintura ajude os pedestres a entender que o espaço é exclusivo de bicicletas e patinetes. “Não sei se foi a pintura, mas parece que agora está mais lisinho”, avalia. Porém, para o barbeiro, outras intervenções também são necessárias. “Não adianta arrumar só a ciclovia. É preciso colocar mais árvores para oferecer sombra nos bancos”, sugere.

Além do canteiro central, a revitalização da Avenida Hercílio Luz também prevê a repavimentação asfáltica, com asfalto de alta resistência em suas duas vias (quatro pistas ao todo) de 1,4 quilômetros. O investimento está orçado em R$ 1.540.611,07, com recursos da prefeitura de Florianópolis. A obra deverá ser executada num prazo de seis meses, a contar da assinatura da ordem de serviço.

Cidade