Obras do novo terminal de passageiros seguem a pleno para inauguração em outubro

O novo terminal de embarque e desembarque de passageiros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz já está com 60% das obras concluídas. Equipamento fundamental para o desenvolvimento do turismo em Florianópolis e quatro vezes maior que o atual terminal, o novo espaço deverá ser inaugurado em outubro de 2019.  

As paredes estão todas erguidas, o prédio inteiro foi coberto e agora a fase é de fechamento. Em alguns setores, a fachada de vidro vai dando uma prévia de como será o novo terminal de embarque e desembarque de passageiros de Florianópolis. Com uma estimativa de 60% da obra executada, agora o trabalho está focado nas instalações e no acabamento.

projeto do novo aeroporto de Florianópolis - divulgação, ND
projeto do novo aeroporto de Florianópolis – divulgação, ND

“Já estamos começando a instalar os forros, granitos e as instalações elétricas e de ar condicionado já estão a pleno vapor”, informou o diretor de projetos da Floripa Airport  Admilson Reis. No pátio imenso utilizado pelos aviões já estão os fingers, plataformas que irão ligar os aviões ao interior do prédio. As grandes estruturas metálicas ajudam a explicar como o trabalho avançou tão rápido.  Grande parte do terminal foi erguida com encaixe de peças pré-fabricadas. Grandes blocos de concreto formam as paredes que não irão receber pintura, mas um revestimento.

 Um ano após o início, a obra chegou ao ápice da produtividade. Atualmente, são cerca de 1,2 mil pessoas trabalhando, das quais, metade, são mão-de-obra especializada para atuar não só na construção, mas nas instalações. Balcões de check in já foram instalados para testes.  “Nós fazemos protótipos de cada equipamento para que possamos realizar teste e verificar se atendem requisitos de segurança, operacionalidade e ergonomia”, explica Reis.

A rede elétrica, aos poucos, vai percorrendo o prédio. No alto, as tubulações já estão prontas para serem ligadas aos aparelhos de ar condicionado. No chão, o cimento começa a receber em breve os blocos de granito. E ainda este mês, começa a montagem do sistema de bagagens. As peças do equipamento já foram embarcadas na Espanha e devem chegar ao Brasil ainda este mês. Totalmente informatizado, o setor será um dos pontos fortes do novo terminal. “Nosso sistema de bagagem é o mais moderno e automatizado padrão em termos de classe mundial”, atesta Reis.

Do lado de fora, equipes se dividem entre a terraplanagem da área do estacionamento e a construção de um viaduto para acesso ao andar superior, onde vai funcionar o embarque do novo terminal de passageiros. Com 50 mil metros quadrados, o novo terminal foi projetado com capacidade para atender oito milhões de passageiros por ano.

À convite da Floripa Airport, representantes de entidades visitaram na tarde desta sexta-feira (15) as obras de acesso e do novo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. De acordo com o promotor de Justiça e representante do Ministério Público, Daniel Paladino, a visita tinha como objetivo conhecer e acompanhar a evolução dos trabalhos do acesso e do novo terminal.

A visita aconteceu um dia após a Floripa Airport anunciar a mudança na data de inauguração do aeroporto, que estava prevista para 1º de agosto e foi alterada para 1º de outubro. A mudança da data teve como objetivo cooperar com o governo do Estado para minimizar o impacto que a inauguração do novo terminal teria sem a via de acesso no tráfego do Sul da Ilha e, potencialmente, nas operações aeroportuárias.

SAIBA MAIS 

Início das obras: 15 de janeiro de 2018

Tamanho do terminal: 41 mil metros quadrados

Investimentos: R$ 500 milhões

Capacidade: 8 milhões de passageiros por ano

Dois andares: um para embarque e outro para desembarque.

10 fingers para conectar passageiros e aviões.

O estacionamento contemplará 2.530 vagas.

Área comercial: aproximadamente 4 mil metros quadrados

Check-in (número de guichês): 40 posições

Esteiras de restituição de bagagem: 8, sendo 2 internacionais, 5 domésticas e 01 reversível

Portões de embarque: 14 portões de embarque, sendo 3 internacionais e 11 domésticos.

Cidade