Obras no Terminal Cidade de Florianópolis começam em 15 dias

Pelo acordo com o Ministério Público, obras deveriam ter começado até 28 de março. Mas houve problemas (já resolvidos) com a licitação

Uma questão que incomoda vereadores, como João Amin (PP): o que foi feito, de fato, até agora, em relação ao Terminal Cidade de Florianópolis? O Termo de Ajustamento de Conduta, proposto pelo Ministério Público de Santa Catarina à prefeitura de Florianópolis, estabeleceu um prazo de 120 dias para as adequações relativas à acessibilidade, segurança e melhorias nos equipamentos. O descumprimento do TAC previa uma multa diária de R$ 2 mil. Como o TAC foi assinado em 28 de novembro de 2011, o prazo de 120 dias venceu em 28 de março. Em resposta aos questionamentos, o vice-prefeito João Batista Nunes explicou-me no domingo (22) que a prefeitura abriu duas vezes a licitação para as obras, sem que aparecessem empresas interessadas. Depois de adequações no edital, houve uma terceira licitação, cujo resultado já foi homologado pelo prefeito Dário Berger. João Batista estima que em 15 dias comecem as obras. “Todos os procedimentos foram comunicados ao Ministério Público, ou seja, a prefeitura não se omitiu quanto ao estabelecido no TAC e o MP tem conhecimento dos problemas enfrentados”, finalizou.

Divulgação James Tavares

Fotografia

Solidão da paisagem: falta vida em Cacupé

Falta algo

Uma das melhores visões de Florianópolis, justamente no pôr-do-sol, pode ser obtida na praia de Cacupé. Mas o lugar é pouco frequentado: não tem infraestrutura alguma. Sequer um barzinho para que as pessoas possam apreciar o magnífico cenário do fim da tarde. Uma pena.

Divulgação Antônio Carlos Mafalda

Segurança

Daniela, uma das 65 novas PMs, com o governador

Sacrifício e…

A Polícia Militar de Santa Catarina passa a contar com um reforço no efetivo de 328 novos soldados. A formatura da nova turma aconteceu na manhã de sábado (21), no Centro de         Ensino da PM, em Florianópolis. O grupo conta com um número bastante expressivo de mulheres, são 65. Entre elas está Daniela de Oliveira André (na imagem, com o governador Raimundo Colombo), que recebeu o distintivo do curso por se destacar como a primeira colocada, alcançando média geral, 9,78.

… recompensa

A nova PM admitiu que o treinamento exigiu muito esforço e sacrifício, mas que agora estava realizada. “Foram muitos finais de semana estudando sem poder visitar minha família. Mas esse sempre foi meu sonho, agora não vejo a hora de voltar para Braço do Norte e começar a trabalhar lá”, declarou.

Velocidade…

Palhoça, que comemora 118 anos de emancipação política nesta terça-feira (24), é um dos cases urbanísticos mais impressionantes de Santa Catarina. Para se ter ideia, a Secretaria da Receita e Regularização Fundiária registra a emissão de 30 guias de pagamento de ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) por dia!

… máxima

Esse dado indica que a movimentação do comércio imobiliário em Palhoça é uma das mais destacadas do Estado, confirmando, também, porque os imóveis foram tão valorizados nos últimos tempos – apartamentos no município são vendidos por preços semelhantes aos praticados, por exemplo, em Barreiros (São José).

Antropologia

A memória de um dos maiores e mais queridos pesquisadores de Santa Catarina ganhará mais força nesta terça-feira (24), na Universidade Federal de Santa Catarina, onde será inaugurado (19h) o Pavilhão de Exposição Antropólogo Sílvio Coelho dos Santos. Sílvio, de quem tive o privilégio de ser aluno na UFSC, foi um mestre das ciências sociais e, com certeza, um dos grandes especialistas brasileiros da questão indígena.

* * *

A solenidade está marcada para o Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral, outro mestre catarinense que dispensa apresentações.

Aperto

Operadoras de telefonia celular e a própria Anatel continuam na mira do Procon de Florianópolis, por conta dos péssimos serviços prestados aos consumidores. O diretor do Procon, Marcos Antônio da Rosa, tem conversado bastante com o advogado Adriano Tavares, da OAB-SC, para estudar medidas judiciais mais rigorosas contra a precariedade da telefonia celular na Capital.

Divulgação

Comunicação

Jornalista, e agora empresária, Carol Ramos, de Biguaçu

Comunicação

Biguaçu acaba de ganhar a sua primeira agência de soluções integradas em comunicação. Idealizada pela jornalista da terra, Carol Ramos (foto), a Açor Multicomunicação traz inicialmente na sua cartela de clientes a Acibig (Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu), a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Biguaçu e a Proactiva Meio Ambiente. O nome da empresa é em homenagem ao pássaro açor, que aparece na bandeira dos Açores e que deu nome ao arquipélago.

Modelo

Representantes de câmaras empresariais da Bolívia e Equador conhecem nesta segunda-feira (23), às 16h, o modelo desenvolvido pela Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) em relação às camaras setoriais. Três exemplos servirão de base para o encontro: Rua Vidal Ramos (open shopping), farmácias magistrais e restaurantes de Coqueiros. O encontro integra o projeto de expansão do Programa Empreender, em parceria com o Sebrae.

Artesanato

A Prefeitura Municipal, através da Setur – Secretaria Municipal de Turismo, e a Feira Miramar, estão com as inscrições abertas para novos artesãos até o dia 30 deste mês. Para se inscrever o artesão tem que mandar e-mail para artes.setur@gmail.com.

Lixo zero

O Instituto Lixo Zero Brasil está organizando uma missão à Escandinávia, com duração de uma semana, para “vivenciar na prática o que é feito para se alcançar um modo de vida mais sustentável”. Marina Lorenzi, gerente da entidade, observa: “Há pessoas e instituições interessadas e realmente desenvolvendo ações concretas para minimizar a situação de descaso (referida na coluna, semana passada, em relação ao Mercado Público)”.

* * *

Marina Lorenzi completa: “Só haverá mudanças com as pessoas e organizações públicas e privadas participando e apoiando iniciativas como a do Instituto para vermos os resultados”.

Obra de arte

“Quando Coppola (Francis Ford) esteve na Ilha ficou deslumbrado com Santo Antônio de Lisboa. Mas não é preciso ter olhar de cinema pra perceber essa obra de arte”. Do jornalista e escritor Jaime Ambrósio, em seu Twitter (@jaimeambrosio)