Obras no entorno do Hospital de Biguaçu estão concluídas

Laudo pericial, que apontará adequações necessárias, deverá ser entregue em uma semana

Com um mês de atraso, as obras da parte externa do Hospital Regional de Biguaçu, como calçadas, estacionamento, gramado e arborização foram concluídas nesta semana. O próximo passo, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Leandro de Barros, é aguardar o laudo pericial, que deverá ser divulgado na próxima semana. No documento, estarão apontados as readequações da parte interna da unidade. Se as mudanças forem necessárias, Barros garante que a prefeitura tem um projeto aprovado pronto em mãos. 

Janine Turco/Arquivo/ND

Parte interna do hospital já estava pronta desde 2012

“Estamos preparados caso precise de mudanças. Com o resultado da perícia iremos lançar o edital em até 15 dias para contratar a entidade que vai gerenciar a unidade”, afirmou o secretário.

As obras do Hospital Regional de Biguaçu tiveram início em 2010, mas em 2011 a Vigilância Sanitária interditou o local por constatar 104 inadequações, como dimensão de portas e largura de corredores que descumpriam a RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) Nº 50/2004 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que regulamenta os padrões arquitetônicos para hospitais.

De acordo com a Procuradoria Geral de Biguaçu, no dia 15 de maio será realizada também mais uma vistoria para concluir o laudo pericial e encaminhar ao judiciário.  A Vigilância Sanitária Estadual explica que, como se trata de um processo judicial, não há vínculo com o órgão. A vistoria foi realizada por um arquiteto, médico e um enfermeiro.

Atraso na licitação e problemas burocráticos também marcaram a longa espera da comunidade pela inauguração do hospital, que contará com 131 leitos e especialidades como pediatria e obstetrícia,além de clínicas cirúrgicas e emergência. A finalização da parte externa da obra é comemorada pelo coordenador da Comissão Pró Hospital de Biguaçu, João Vianei, responsável pela construção do prédio. “É um passo muito importante diante de todo o imbróglio que tivemos”, considera. 

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...