Ônibus super-articulado circula pelas ruas de Florianópolis em período de testes

O veículo tem 23 metros de comprimento e capacidade para até 170 passageiros

Um novo ônibus super-articulado está circulando pelas vias do Norte da Ilha e região central da Capital. O veículo da Mercedes Benz de 23 metros de comprimento, criado para circular em corredores exclusivos, está em fase de teste pela empresa Canasvieiras e servirá aos itinerários que operam no trajeto direto Tican – Ticen nos horários de pico durante 30 dias. Depois deste período, será cedido à Infraero para operar no aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro durante os jogos da Copa das Confederações.

Daniel Queiroz/ND

Ônibus superarticulado Florianópolis

Veículo circula entre o Norte da Ilha e o Centro

O super-articulado O-500 UDA, oferecido pelo Grupo DVA, representante da Mercedes Benz na Capital, tem capacidade para 170 passageiros. O ônibus criado e utilizado na Europa é de piso baixo -o passageiro não precisa subir degraus para embarcar – e tem um quarto eixo direcional, que permite fazer manobras com a mesma facilidade de um articulado padrão. Os articulados BRT que já circulam na Capital tem em média 19 metros, quatro a menos do que o superarticulado. Os ônibus convencionais levam até 90 pessoas e os articulados BRT de 120 a 140 passageiros.

Se fosse colocado para operar no sistema de transporte de Florianópolis hoje, apesar de ter novas tecnologias e mais espaço, o super-articulado seria útil apenas como um meio de transporte comum, e não traria nenhuma vantagem ao usuário do transporte coletivo pela falta de vias exclusivas. Nesta segunda-feira (6), por exemplo, o trajeto atrasou em 10 minutos por causa do trânsito e pela dificuldade de locomoção. Segundo o gerente de logística da Canasvieiras, Marcos Lopes, o veículo é interessante, mas para gerar qualidade de transporte seria necessário criar um sistema diferente para o usuário.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...