Operação da PF combate fraudes em financiamentos de veículos em Santa Catarina

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (5) a Operação Stop, que visa combater fraudes contra o Sistema Financeiro Nacional em Santa Catarina. A operação mobilizou cerca de 30 policiais federais que estão cumprindo 10 mandados de busca e apreensão em Joinville, no norte do Estado.

Investigações da Polícia Federal geraram a instauração de pelo menos 30 inquéritos policiais desde 2013 – PF/Divulgação

A investigação apura a atuação de uma organização criminosa especializada na obtenção fraudulenta de financiamentos para a aquisição de veículos.

Os investigados apresentavam identidades e comprovantes de renda e residência falsos, se passando por terceiros que sequer imaginavam os contratos celebrados com as financeiras em seus nomes.

As pessoas lesadas pela organização criminosa somente tomavam ciência das fraudes quando eram procuradas pelas instituições financeiras para o pagamento das dívidas contraídas pelos fraudadores.

Leia também:

Segundo a PF, as práticas criminosas geraram a instauração de pelo menos 30 inquéritos policiais desde 2013. Apurou-se ainda, que os empresários suspeitos recrutavam pessoas nas cidades de Itajaí, Criciúma e Joinville, e também em Marília, no interior de São Paulo, para aplicar os golpes.

Os envolvidos identificados até o momento pela Polícia Federal responderão pelos crimes de fraude em financiamento e também por organização criminosa.

Mais conteúdo sobre

Polícia