Operação Freio de Mão prende 31 pessoas envolvidas em desmanche de veículos em SC

A Operação Freio de Mão, deflagrada na manhã desta terça-feira (25), prendeu 31 pessoas em Santa Catarina por envolvimento em uma organização criminosa de furtos e roubos de veículos.

Segundo a Polícia Civil, os investigados atuavam nas regiões Norte e no Litoral catarinense, principalmente com desmanche de peças, além de enviarem carros clonados para os estados do Mato Grosso e Paraná.

Polícia Civil conseguiu recuperar 39 veículos durante a investigação e cumprimento dos mandados – Polícia Civil/Divulgação

Nesta manhã, foram mobilizados 150 policiais de várias unidades da Polícia Civil, em um trabalho que começou no mês de fevereiro com a DIC (Divisão de Investigação Criminal) de Joinville, responsável pela operação.

Leia também:

De acordo com o delegado da DIC, Murilo Batalha, a Polícia Civil identificou a atuação da organização criminosa, sendo que o líder da quadrilha – um homem condenado a mais de 30 anos de prisão – , agia de dentro do presídio.

O delegado ainda afirmou que foram identificados nesse período mais de 60 casos de veículos furtados ou roubados, e que caminhonetes eram os alvos preferidos dos ladrões.

Balanço da Operação Freio de Mão

Na operação, a Polícia Civil recuperou 39 veículos (25 ao longo da investigação e 14 nesta terça-feira). Também cumpriu mais de 50 mandados de busca e apreensão, em Joinville, Blumenau, Araquari e Pomerode.

Foram cumpridos 27 mandados de prisão e quatro pessoas foram presas em flagrante. Uma pessoa está foragida. Além dos mandados, a polícia apreendeu drogas, arma e R$ 50 mil.

Operação mobilizou policiais de Joinville, Araquari, Pomerode e Blumenau – Polícia Civil/Divulgação

A operação identificou e prendeu proprietários de desmanches. Os veículos recuperados serão periciados e depois devolvidos aos donos, entre eles há modelos importados de luxo.

Em entrevista coletiva após a operação, a delegada regional de Joinville, Tânia Harada, disse acreditar que o trabalho da Operação Freio de Mão gere redução no índice de furtos e roubos de veículos no município.

Polícia