Operação policial combate o tráfico de drogas na Grande Florianópolis e no Sul de SC

Uma operação policial batizada de Bravo Zulu acontece nesta sexta-feira (16) para reprimir o tráfico de drogas realizado por uma organização criminosa atuante em Imbituba, Garopaba, Tubarão e Palhoça. A ação é realizada de maneira conjunta pela Polícia Federal e Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar.

De acordo com a PF, o grupo investigado apresentava grande capacidade financeira, adquirindo e mantendo casas, carros importados e até mesmo um avião de pequeno porte. Empresas eram utilizadas para ocultação dos lucros provenientes do tráfico de drogas, como cocaína, maconha e drogas sintéticas (comprimidos de ecstasy), além de outros crimes.

Essa organização teria estreita ligação com uma facção instalada em Santa Catarina e costumava recrutar adolescentes para atuação em atividades criminosas.

Drogas, armas e munições foram apreendidas pelos policiais - PF/Divulgação/ND
Drogas, armas e munições foram apreendidas pelos policiais – PF/Divulgação/ND

Ao todo, 40 policiais federais, 30 policiais civis e 20 policiais militares cumprem 18 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão. Entre os presos, estão os líderes da organização criminosa e pessoas responsáveis pelo transporte, guarda e venda de drogas. Até agora, já foram apreendidos 637kg de maconha, 9kg de cocaína, 2kg de crack e de cerca de 1.500 comprimidos de ecstasy, além de armas e munições.

Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, de organização criminosa e de corrupção de menores, cujas penas máximas somadas podem chegar a mais de 30 anos de prisão.

Segundo a PF, o nome da operação é uma referência à expressão Bravo Zulu, que tem origem em um código de bandeiras que apresenta sinais específicos para símbolos ou grupos deles, estabelecido pelos aliados durante a segunda Guerra Mundial para permitir a operação conjunta de diferentes forças, como é o caso dessa operação. Nessa combinação de sinais, a expressão Bravo Zulu é usada para declarar que uma tarefa foi realizada com sucesso, ou simplesmente “bem feita”.

As forças policiais darão mais informações sobre a operação em uma coletiva de imprensa ainda nesta sexta-feira na Delegacia Regional de Polícia Civil de Laguna.

Ao todo, 90 policiais federais, civis e militares participam da operação - PF/Divulgação/ND
Ao todo, 90 policiais federais, civis e militares participam da operação – PF/Divulgação/ND

Mais conteúdo sobre

Polícia