Organizações recebem Prêmio Fritz Müller, que reconhece projetos a favor do meio ambiente

Treze organizações e projetos catarinenses foram homenageados nesta terça-feira (31), em Florianópolis, com a entrega do 19º Prêmio Fritz Müller. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fatma (Fundação do Meio Ambiente), o prêmio reconhece organizações e projetos que desenvolvem iniciativas em prol do meio ambiente que vão além da legislação.

As 13 organizações foram contempladas com o troféu Fritz Müller e com o Certificado Fatma de Gestão Ambiental. Outras sete instituições públicas e privadas também receberam o certificado por terem projetos de relevante destaque na área ambiental. “Diante do grande sucesso de mais uma edição, pelo número de inscritos e pela qualidade dos trabalhos homenageados, fortalecemos o entusiasmo para que novos exemplos sejam identificados e possam inspirar outras iniciativas, dando continuidade a este ciclo virtuoso de sustentabilidade em Santa Catarina”, afirmou o governador Raimundo Colombo.

Para o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates, a variedade dos projetos mostra que a preocupação com o meio ambiente está presente em todos os setores da sociedade. “Temos entre os vencedores instituições de ensino públicas e privadas, empresas e organizações civis de grande e pequeno porte, com iniciativas que passam pela educação ambiental, racionalização no uso de recursos naturais e recuperação de áreas degradadas”, declarou.  

Além da premiação, também foi entregue ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina o Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza. A corporação recebeu a homenagem pela dedicação de todos os servidores dos Bombeiros no combate aos incêndios em unidades de conservação e o empenho na preservação da fauna e da flora catarinense. “O recebimento deste prêmio é o reconhecimento público do cumprimento de uma das nossas mais nobres missões: a preservação do meio ambiente”, afirmou Onir Mocellin, comandante-geral do CBMSC.

Entrega do 19º Prêmio Fritz Müller - Anne Caroline Anderson/ Fatma
Entrega do 19º Prêmio Fritz Müller – Anne Caroline Anderson/ Fatma

Presidente da Fatma, Alexandre Waltrick

“É uma satisfação perceber que a sustentabilidade está cada vez mais presente no cotidiano dos catarinenses”.

Presidente da Celesc, Cleverson Siewert

“Energia elétrica é fator de competitividade e indução de desenvolvimento. O reconhecimento de nossos projetos demonstra que estamos no caminho correto e nos incentiva a trabalhar ainda mais”.

 

Dono do Costão do Santinho, Fernando Marcondes

“Cuidar do meio ambiente para o Costão do Santinho Resort, Golf e SPA é uma cláusula pétrea. Mas queremos muito mais do que preservar, queremos dar um passo a frente. E, um passo a frente é desenvolver, ou seja, é fazer ainda melhor, com mais fauna e flora”.

Gerente técnico Portobello, Roberto Basso

“Em poucos lugares do mundo o calor dos fornos é reaproveitado. Além do forno, decidimos ampliar para outros equipamentos dentro do processo. Tivemos um impacto econômico e ambiental.”

Presidente da Casan, Valter Gallina

“Este projeto é uma demonstração efetiva da preocupação da Casan com a conservação do ambiente, especialmente das matas ciliares, essenciais para a sustentabilidade das cidades.”


Conheça as organizações premiadas no 19º Prêmio Fritz Müller

Agricultura Sustentável – ONG Cemear (troféu) e Univali Itajaí (certificado)

Conservação de Insumos de Produção (água) – Whirlpool S.A. Eletrodomésticos

Conservação de Insumos de Produção (energia) – Celesc Geração

Controle de Poluição Atmosférica – Portobello

Educação Ambiental – FCDLSC (troféu) e EEB Lauro Müller, Blumenau (certificado)

Gestão Ambiental – Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, São Miguel do Oeste

Gestão Socioambiental – Celesc Distribuição (troféu) e Klabin S.A. (certificado)

Instituto de Pesquisa – Instituto Espaço Silvestre (troféu) e Instituto Australis (certificado)

Produto Ecológico – Celulose Irani

Reciclagem – Indaial Papel Embalagens Ltda (troféu) e Netzsch do Brasil Indústria e Comércio Ltda (certificado)

Recuperação de Áreas Degradadas – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) – troféu – e Fundação Certi (certificado)

Resíduos Sólidos – Aurora Alimentos (troféu) e MPSC (certificado)

Tratamento de Efluentes – não houve ganhador

Turismo Ecológico e Sustentável – Costão do Santinho Resort

Mais conteúdo sobre

Geral