Dia do Nutricionista: Orientação é fundamental na busca por uma vida saudável

Atualizado

Nutricionistas clínicos trabalham com médicos e outros profissionais de saúde para desenvolver planos de refeições que forneçam a quantidade adequada de nutrientes aos pacientes, com base em suas condições médicas – Divulgação/ND

O Dia do Nutricionista, celebrado neste sábado (31), coloca em evidência essa profissão, que tem despertado muita curiosidade e interesse devido à preocupação da sociedade com sua saúde e bem-estar.

A busca por uma vida saudável é tema das mais recorrentes pesquisas. Trabalhar neste setor é estar em um mercado que, sem dúvidas, está em alta, pelo menos, desde o início deste milênio. A busca por uma alimentação de qualidade é global. Investir em si mesmo, nos alimentos, em saúde, em prevenção, tem sido uma crescente transformação na sociedade contemporânea.

Doenças como a obesidade, que aumentaram muito nos últimos anos e tornaram-se um grave problema de saúde pública no Brasil, têm preocupado as pessoas. Há pesquisas científicas na área que apontam descobertas libertadoras de que, o alimento sim, pode curar, prevenir e promover saúde.

Se você está tentando perder peso ou desenvolver hábitos alimentares saudáveis, um nutricionista pode fornecer orientações sobre como atingir seus objetivos com segurança e eficácia. Os profissionais do setor desenvolvem planos de refeições, educam sobre controle de porções e são qualificados para prescrever dietas especiais para o tratamento ou prevenção de enfermidades.

Refeições planejadas

Nutricionistas clínicos trabalham com médicos e outros profissionais de saúde para desenvolver planos de refeições que forneçam a quantidade adequada de nutrientes aos pacientes, com base em suas condições médicas.

Nutricionistas de UAN ( Unidade de Alimentação e Nutrição) trabalham em refeitórios escolares, restaurantes e outros estabelecimentos de alimentos em grande escala. Seguir as políticas governamentais ou estaduais é, geralmente, um componente crítico para essa posição. Diretrizes específicas devem ser seguidas em relação ao tamanho das porções, às opções de grupos de alimentos e às isenções de menu. Auditorias de rotina e inspeções são feitas para garantir que os funcionários e gerentes da cozinha estejam em conformidade com os padrões regulatórios.

Promover uma melhor nutrição por meio de bons hábitos alimentares é um dos benefícios que o nutricionista pode proporcionar – Divulgação/ND

Nutricionistas trabalham na criação de produtos, por meio de pesquisas científicas

O que o nutricionista pode fazer por você?

• Avaliar as necessidades de saúde e preparar um plano alimentar individualizado;
• Desenvolver planos individuais de refeição;
• Promover uma melhor nutrição, por meio de bons hábitos alimentares, prevenindo ou tratando doenças específicas;
• Atualizar os seus conhecimentos com as pesquisas científicas nutricionais mais recentes;
• Fornecer alternativas e escolhas alimentares mais conscientes;
• Ajudar na manutenção do sistema imunológico;
• Reduzir sintomas causados por doencas crônicas pela alimentação;
• Promover saúde, bem estar e longevidade;

Nutrição no esporte

Um nutricionista esportivo trabalha com atletas e treinadores para garantir o melhor desempenho atlético. Planos individuais são desenvolvidos com base nas necessidades nutricionais de cada um. Um nutricionista esportivo também colabora para prevenir lesões e ajudar na recuperação de atletas. O sincronismo de nutrientes e a suplementação adequada são importantes para um bom desempenho e performace.

Inspira!