Outono começa nesta quarta-feira sob influência do fenômeno El Niño

Atualizado

Outono é a estação da queda das folhas. Foto: Flávio Tin/ND

Depois de um verão marcado por altas temperaturas, abafamento e temporais, o outono começa nesta quarta-feira sob influência do El Niño, fenômeno climatológico que acentua a presença de dias chuvosos durante a estação.

De acordo com a meteorologista da Ric Record, Cátia Braga, o outono tem início a partir das 18h58min e não se descarta a ocorrência do chamado “veranico” durante o mês de maio, período de quatro dias ou mais com temperaturas elevadas, acima dos 30ºC.

“Os modelos climáticos indicam que teremos um  El Niño fraco no período da nova estação e quando há El Niño a chance de chuva é maior para toda a região sul”, relata Braga, principalmente nos meses de abril e maio nas regiões Oeste e no Litoral norte do Estado.

A meteorologista também destaca a ocorrência de ciclones extratropicais durante o outono, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca no litoral. “Por isso, devemos ter alguns alertas para a navegação ao longo dos próximos meses”, acrescenta.

Braga afirma ainda que as frentes frias serão mais comuns nessa época do ano, trazendo chuva para o Estado. “Logo após a passagem da frente fria vem as massas de ar mais frio, o que deixa as temperaturas mais baixas e faz o panorama, especialmente da Serra e Oeste, mudarem completamente com geada ampla”, explica. Apesar disso, os modelos climáticos sugerem que a temperatura ficará acima e próximo da média climatológica.

Outra característica da estação serão as noites de céu claro, vento fraco e muita umidade, que favorecem a formação dos nevoeiros comuns também nessa época do ano causando a redução da visibilidade.

Mais conteúdo sobre

Tempo