Programação do Outubro Rosa terá várias atividades e ações em Joinville

A casa da aposentada Cecília Scolari, 59 anos, será pintada de rosa nos próximos dias. Participante do projeto Rosa Mulher, da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville, ela se envolveu tanto com o Outubro Rosa que decidiu mudar a cor das paredes do sobrado onde vive no bairro Aventureiro. Cecília é uma das mulheres de Joinville que viveu o drama de precisar retirar um seio por causa de um câncer maligno. Em 30 de novembro fará quatro anos que ela fez a cirurgia no Hospital Municipal São José. As sessões de quimioterapia e radioterapia já ficaram para trás, mas a luta para conseguir passar a reconstrução mamária continua.

Luciano Moraes/ND

Cecília enfrentou o câncer e agora busca a reconstrução mamária

Seguindo a máxima de que prevenir é sempre melhor do que remediar Cecília conta que sempre se consultou regularmente com o ginecologista. Em setembro de 2009, depois de uma bateria de exames e de uma biópsia, ela diagnosticou o câncer maligno no seio direito. “O médico me disse: se você sofresse um acidente ia preferir perder uma perna ou um seio? Naquela hora abriu um buraco, foi tudo muito rápido, em 30 de novembro eu fiz a cirurgia, depois fiz a quimio e a radio”, relembra. O apoio da equipe da rede feminina veio antes mesmo de Cecília ser operada. “Soube por uma amiga. Quando fui foi um desespero. Eu entrei chorando, mas agora eu saio de lá sempre sorrindo. É muito bom conversar com quem tem histórias como a sua”, analisa.

Até o final do mês de outubro a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville tem uma programação de palestras focadas em prevenção. As unidades de saúde fazem mutirões de preventivos e mamografias e promovem dias voltados às mulheres. Cecília, que vai a rede feminina todas as segundas, acredita que o Outubro Rosa, iniciativa realizada pela primeira vez nos Estados Unidos, em 1997, é importante para reforçar a necessidade de prevenção. “Eu diria para as mulheres que não fazem os exames uma vez por ano para que comecem a fazer. Quanto mais cedo descobrir melhor é a chance de tratamento”, aconselha. Hoje, o monitoramento do seu caso é feito de seis em seis meses. “E continuo lutando pela reconstrução mamária. Na semana que vem tenho mais uma consulta”, reforça.

Dados ainda assustam

Pontos como a rua das Palmeiras, a Prefeitura de Joinville, a Policlínica do Boa Vista e o pórtico da rua 15 de Novembro seguem iluminados até o final do mês com a cor rosa. De acordo com a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville, Monique Douat da Luz, o Outubro Rosa não freará os casos de câncer, mas ajudará a diagnosticá-los de forma precoce e melhorar a vida das mulheres que enfrentam o problema. “Tem que ter um bom tratamento, um bom médico, atividades para as mulheres e a possibilidade de descobrir isso cedo. Hoje, infelizmente, por falta de prevenção, 450 mil mulheres ainda morrem por ano no Brasil por causa do câncer”, quantifica. Em 2012, 21 mulheres morreram por causa da doença em Joinville. Nesse ano, até o mês de agosto, foram 12 mortes. Mensalmente, a rede faz em média 600 exames preventivos e 200 mamografias. “Também estamos para instalar um ultrassom mamário, só dependemos da liberação do SUS”, conta. Quem quiser agendar exames na Rede Feminina ou fazer doações para ajudar a entidade deve ligar para os telefones 3026-6512 ou 3026-6502.

Saiba mais

 Programação Rede Feminina de Combate ao Câncer*

Hoje (3)

19h – Abertura do Outubro Rosa na praça de eventos do Shopping Mueller – palestras com a médica oncologista Andrea Rigo Satin, e com os médicos mastologistas Marcelo Biasi Cavancanti e Fabrício Morales Farias

Amanhã (4)

19h – Palestra “Prevenção do câncer de colo de útero e HPV”, com o mestre em

ginecologia Edison Natal Fedrizzi, no primeiro piso do Shopping Mueller

Sábado (5)

Das 9h às 15h – Pedágio em diversos pontos da cidade com distribuição de material sobre a prevenção do câncer

Das 10h às 22h – Ação educativa realizada pela Clínica de Hematologia e Oncologia de Joinville, o Mastocentro e a Salutare Vacinas, no primeiro piso do Shopping Mueller, entre às 10h e às 22h

Domingo (6)

Das 10h às 22h – Ação educativa realizada pela Clínica de Hematologia e Oncologia de Joinville, o Mastocentro e a Salutare Vacinas, no primeiro piso do Shopping Mueller, entre às 10h e às 22h

Segunda (7)

19h – Palestra “Nutrição na prevenção e no tratamento do câncer de mama”, com a nutricionista Tatiana Cassol. Depoimento do Grupo de Amigas do Lenço (formado por mulheres que fazem ou estão terminando o tratamento do câncer de mama), participação da psicóloga Waléria Cattani

Terça (8)

11h – Abertura do Outubro Rosa no Shopping Cidade das Flores com representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer

20h – Abertura de exposição temática sobre o Outubro Rosa na Aaplaj (Associação dos Artistas Plásticos de Joinville), na Cidadela Cultural Antarctica

Quinta (10)

19h – Palestra na Acij (Associação Empresarial de Joinville), com venda de camisetas da rede

Terça (22)

16h – Desfile da Lojas Princesa na casa de Cleusa Schneider

Quarta (23)

19h – Palestra no Joinville Garten Shopping com médicos, psicólogos e pessoas que enfrentaram a doença e falarão sobre a importância de tentar elevar a autoestima durante o tratamento do câncer.

*Durante o mês de outubro, em todas as terças, no Shopping Cidade das Flores, das 14h às 20h; nas quartas, das 14h às 20h, no Joinville Garten Shopping; e nas quintas e sextas no Shopping Mueller, das 14h às 20h, voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer farão plantões para conscientização da população sobre a importância de se prevenir o câncer de mama.

 

1° Evento de Prevenção do Câncer de Mama (realizado pela empresa de tecnologia IGSY)

Sábado (5)

Das 8h às 13h – cadastro no sistema Igs (sistema médico online gratuito, perguntas sobre score internacional de cardiologia, aferição da pressão arterial e glicose, ultrassom de mama e consulta ginecológica)

Onde – na sede da IGSY, na rua Dona Francisca, 1.011, no Saguaçu

Quanto – um quilo de alimento não perecível que será doado para o Instituto Rosa de Saron

Programação da rede municipal de saúde

Regional de Saúde Aventureiro
A programação será de 21 a 25 de outubro, das 14 às 17 horas, no Complexo Esportivo do Aventureiro. O evento mesclará atividades de educação em saúde e prevenção de doenças, envolvendo os diversos profissionais da regional e do PAM Boa Vista. No dia 30, haverá uma programação para pacientes com câncer de mama atendidas pelo serviço de mastologia da Policlínica, Mastocentro, e Oncologia do Hospital São José.

Regional de Saúde Fátima

Mutirão de exames preventivos e de mama nos dias 7 e 16 de outubro na Ubsf (Unidade Básica de Saúde Fátima). Nos dias 29, 30, 31 de outubro e 1º de novembro haverá mutirão na Ubsf Edla Jordan. Na Ubsf o mutirão será na semana de 21 a 25 de outubro. Na Ubs Adhemar Garcia haverá visita domiciliar no dia 22, das 8h às 12h, para realizar busca ativa de mulheres com preventivos atrasados e convidá-las para agendar os exames. Nos dia 24 e 25 haverá mutirão de preventivos. Na Ubsf Jarivatuba haverá realização de preventivos após às 17h , diariamente, e fornecimento de requisição para mamografia. Também haverá uma série de atividades voltadas às mulheres da área de abrangência da regional como uma palestra sobre a Lei Maria da Penha. A Ubsf Paranaguamirim também fará palestras e orientações sobre prevenção.

Regional Pirabeiraba

Exames preventivos (mamografias) no Rio Bonito no domingo (6) e de mamografias e conversas com mulheres gestantes no Rio da Prata, no mesmo dia. Nas unidade Canela e Pirabeiraba as atividades serão no dia 20. Antes disso, nos dias 15 e 17 a unidade de Pirabeiraba realiza caminhadas alusivas ao Outubro Rosa.

Unidade Básica de Saúde Vila Nova
Na terça (8) haverá atividade educativa na Confecções Dois Rios (90 mulheres em dois turnos). No dia 15 será feita uma Tarde da Mulher, no Sesc Vila Nova, com atividades de lazer e educação. Todas as quintas-feiras, em outubro, a agenda estará aberta para exame preventivo.

Hospital Municipal São José
No Hospital Municipal São José, a programação do Outubro Rosa segue até segunda (7). A campanha interna tem uma série de palestras sobre o câncer de mama, prevenção, vírus HPV, mamografia e finanças pessoais e é organizada, pelo terceiro ano consecutivo, por um grupo de servidoras do hospital.

 

Programação Rede Feminina de Combate ao Câncer São Francisco do Sul

Sábado (5)

10h – Caminho da vitória – Saída às 10h em frente à sede da rede, na rua Coronel Oliveira, 204, no Centro.

Sábado (12)

Pedágio pelas ruas de São Francisco do Sul

Sábado (26) e domingo (27)

Café Aromas Cor de Rosa – R$10,00 na Biscopan Panificadora, na praia da Enseada, na avenida SC 760.

Mais conteúdo sobre

Geral