Paixão de Cristo é revivida em encenações na Ilha nesta sexta-feira

Marco Santiago/ND

Celebração do Lava-pés foi realizada na noite desta quinta-feira na Catedral Metropolitana

As celebrações relacionadas à Páscoa já ocorrem desde o último domingo na Capital. Nesta Sexta-feira Santa, milhares de pessoas se reúnem em diferentes pontos da cidade para acompanhar a encenação da Paixão de Cristo, que relembra os últimos dias de Jesus na Terra e as passagens bíblicas mais conhecidas.

“Todas estas celebrações da Paixão de Cristo representam o ato máximo de amor, de dar a vida por alguém. O objetivo é tornar visível o sacrifício de Jesus na Cruz por nós, o amor radical de Deus pela humanidade”, explicou o padre e pároco da Catedral Metropolitana, Siro Manoel de Oliveira

A comunidade do Ribeirão da Ilha acompanhará um espetáculo ao ar livre com 120 atores e figurantes. Todos os anos, a encenação no Ribeirão contextualiza a Via-Sacra com a Campanha da Fraternidade que, em 2012, traz o tema “Que a Saúde se Difunda sobre a Terra”.

A apresentação é gratuita e dura cerca de uma hora e meia. Em 2011, o espetáculo atraiu cerca de 5 mil espectadores. A primeira apresentação ocorreu em 1983, com 20 personagens interpretados por moradores da comunidade.

O Movimento de Emaús, da Arquidiocese de Florianópolis, também encenará a Paixão de Cristo. Mais de 50 jovens, atores amadores, relembrarão a história de Jesus. A peça recria Jerusalém há mais de 2 mil anos, em uma apresentação de fé e emoção, que reúne pessoas de todas as idades.

A encenação será realizada no Largo São Sebastião, na rua Bocaiúva, no centro de Florianópolis. Os organizadores esperam mais de 3 mil pessoas. Após o teatro haverá procissão com partida da Igreja Matriz da Paróquia São Luiz, na Agronômica.

Na noite desta quinta-feira, foi celebrada a missa de Ceia na Catedral Metropolitana, com o ato do lava-pés, que relembra o momento em que Jesus lavou os pés dos seus discípulos. Segundo o padre Siro, o gesto de Jesus representa a humildade e o amor em servir ao próximo.

Acesse e receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Notícias