Papel transformado em arte: artista ensina alunos a criarem bonecos de teatro

Um grupo de 16 moradores de São José aos poucos aprende a dar vida a bonecos de teatro. Eles fazem parte da turma do curso disponibilzado pela prefeitura e ministrado pelo artista plástico Nériton Martins, o Tom Martins.

Artista plástico  Tom Martins  ensina técnicas de produção e também a arte do teatro aos alunos - DIVULGAÇÃO/ND
Artista plástico Tom Martins ensina técnicas de produção e também a arte do teatro aos alunos – DIVULGAÇÃO/ND

Os inscritos na oficina terão duas horas de aulas semanais até o final do ano. Além de desenvolver os bonecos, os alunos trabalham técnicas de manipulação para o teatro. Durante o curso, cada participante confeccionará o seu próprio boneco e manipulará um tipo de boneco. Dependendo do interesse do aluno e do tempo de produção, quatro tipos podem ser confeccionados durante o curso: luva, manipulação direta ou de balcão, estilo muppet e o de fio.

As confecções são feitas a partir de técnicas de modelagem em papel marchê, em esponja e em papietagem (sobreposição de camadas de papel e cola para criar uma superfície resistente, utilizando como base isopor, jornal, papelão, vasilhames plásticos), e cada participante deverá levar seu material.

Tom Martins explica que após a conclusão do curso, o público será brindado com um espetáculo. “Nas aulas estão incluídas técnicas de confecção, manipulação e a oficina finalizará com a apresentação para o público de uma peça criada pelos próprios alunos”, adiantou o artista.

Experiência para ensinar não falta ao professor. Ele começou a pintar e interpretar ainda criança. Fez cursos e aos poucos foi ganhando espaço no mundo artistíco. Também entrou para o teatro onde apreendeu a usar pernas de pau e dançar com a sua boneca. Além de dar aulas, realiza diversas apresentações em eventos como aniversário, formaturas, Carnaval, entre outros.

A paixão pelas artes passou para a filha, com quem participa de um grupo. Artista diversificado, Tom Martins pinta quadros, confecciona figurinos para peças teatrais e, claro, da vida aos bonecos que utiliza em cena.

Mais conteúdo sobre

Região

Nenhum conteúdo encontrado