Visual divertido cria bons hábitos em Governador Celso Ramos

Atualizado

As quase 2500 crianças da rede municipal de ensino de Governador Celso Ramos estão comendo melhor. Uma iniciativa da Secretaria de Educação conseguiu mudar os hábitos alimentares da criançada. Na hora da refeição, os alunos encontram pratos decorados e podem escolher o que vão comer.
O cardápio da rede municipal é elaborado por três nutricionistas. É a equipe que escolhe os alimentos e orienta o preparo. São as merendeiras, que todos os dias preparam com carinho e dedicação a alimentação das crianças, inclusive, algumas até ousam na criatividade, como fizeram as trabalhadoras da Escola Municipal Dalma Luz de Azevedo.
O secretário de Educação, Adilson Costa, explica que todo o cardápio é unificado nas escolas da rede. E que os bufês com comida dão autonomia para as crianças. “Na formação que damos para as merendeiras, incentivamos elas a trabalharem no visual”, explica o secretário.
Segundo ele, Governador Celso Ramos é o único município da região que fornece alimentação específica para crianças celíaca ou com intolerância a lactose. “Não onera os gastos com alimentação da rede. Entendemos que é um respeito a criança, que tem o direito de comer uma comida saudável”, destaca.
A nutricionista Ana Paula Bittencourt explica que a quantidade de refeições varia de acordo com o período que o aluno fica na escola. Por exemplo, quando é integral, o estudante tem quatro refeições. “Fizemos todo o cálculo de cardápio com a energia necessária para que a criança fique o período do na escola.
Ana Paula destaca ainda o acesso a frutas e sucos, onde cada criança escolhe a variedade e quantidade, evitando assim o desperdício.

Região