Para o Engenheiro Ambiental o futuro se constrói agora

Modelagem, implantação e gestão de sistemas produtivos com foco no desenvolvimento sustentável

Hoje mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada, e mais de 120 milhões não contam com a rede de esgoto, o que é um grave problema social de saúde pública e ambiental. Esse é um grande desafio para o Brasil que precisa valorizar e contar com a Engenharia Ambiental para reverter esse quadro, uma atividade indispensável para o nosso futuro, mas também para o nosso presente.

O Engenheiro Ambiental é responsável pelas soluções de problemas em obras de infraestrutura, da indústria, da agricultura e tecnológicos, além do uso da água, poluição, descarte, lixo, manejo e compensação de florestas. Para isso, planeja, coordena e administra redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgoto e supervisiona a coleta e o descarte do lixo; avalia o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente, para prevenir a poluição de mananciais, rios e represas.

É o profissional responsável pela prevenção contra a poluição causada por indústrias. Em agências de meio ambiente e em polos industriais, controla, previne e trata a poluição atmosférica, podendo monitorar o ambiente marinho e costeiro, atuando na prevenção e no controle de erosões em praias. Dessa forma esse profissional garante mais produtividade e saúde para hoje e desenvolvimento sustentável para as futuras gerações.

Devido à crescente preocupação com questões ambientais, o mercado de trabalho está aquecido para esse engenheiro. O governo federal aumenta os investimentos em obras de saneamento, e as empresas contratadas para isso têm enorme demanda pelo especialista na área. O Engenheiro Ambiental é solicitado ainda para trabalhos em equipes multidisciplinares dedicadas a estudos de impacto ambiental. O mercado de crédito de carbono, mecanismo instituído com a finalidade de reduzir os níveis de poluição global, pode ampliar as possibilidades para esse profissional.

No dia 31 de janeiro comemora-se o dia do Engenheiro Ambiental, uma data especial para os que escolheram esta profissão onde só permanece e prospera quem realmente tem uma visão holística sobre as questões ambientais que o rodeiam.

O futuro se constrói agora – Em homenagem aos profissionais da engenharia e geociências, o CREA-SC lançou no dia 20.09 a campanha: O futuro se constrói agora. O objetivo é enfatizar a importância da atuação dos profissionais da área tecnológica para a retomada do crescimento e posicioná-los como agentes do desenvolvimento econômico, qualidade de vida e segurança da sociedade, tanto no meio urbano quanto rural.

“Ressaltar a importância, representatividade e força dos nossos profissionais e profissões são compromissos importantes da nossa gestão, refletidos nesta campanha”, assinala o presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann.

“Muito se espera do nosso futuro. Que ele seja próspero e traga um novo período de oportunidades. Mas o que determina o futuro são as nossas ações de hoje. Para o CREA-SC, o tão sonhado projeto de um novo país já começou. A sociedade pode contar com a autoridade técnica dos profissionais da engenharia, agronomia e geociências para viver uma nova era de desenvolvimento. Porque se a economia é uma roda, não há ninguém mais capacitado para fazer a engrenagem girar”.

Confira o VT da campanha aqui: bit.ly/2lWkL4j

 

+

Crea SC